Denver Nuggets e Miami Heat se enfrentam nesta segunda-feira, às 21h30 (de Brasília), pela final da NBA. Este será o Jogo 5 da série, que é liderada pelos Nuggets por 3 a 1. A partida será realizada na Ball Arena, em Denver. Na última partida, o Nuggets bateu o Heat por 108 a 95, obtendo assim sua segunda vitória seguida fora de casa, em Miami.
POR QUE APOSTAR NO DENVER
- Joga em casa, na Ball Arena, com o total apoio de sua torcida.
- Tem a chance de um feito histórico, conquistando o inédito título da franquia na NBA.
- Tem a vantagem de 3 a 1 na série e o retrospecto é praticamente definitivo. Nas 36 vezes em que esse placar aconteceu nas Finais da NBA, em apenas uma ele foi revertido. O Cleveland Cavaliers, em 2016, conseguiu virar a série e sagrar-se campeão sobre o Golden State Warriors por 4 a 3 no único título conquistado pelo time de Ohio, à época liderado por LeBron James.
- Tem contado com atuações muito sólidas de seus dois principais jogadores, Nikola Jokic e Jamal Murray.
- Além disso, os demais atletas da equipe conseguem dar suporte aos dois astros. No Jogo 4, o cestinha foi Aaron Gordon, com 27 pontos - quatro a mais que Jokic (que ainda apanhou 12 rebotes) e 12 a mais que Murray (que deu 12 assistências). Bruce Brown saiu do banco e também brilhou, com 21 pontos anotados.
- Está bem menos desgastado fisicamente do que o Miami. Enquanto o Heat teve de disputar sete jogos contra o Boston Celtics na final da Conferência Leste, o Denver varreu o Lakers por 4 a 0 na decisão da Conferência Oeste.
- Técnico Michael Malone não tem nenhuma baixa neste confronto.
- Jimmy Butler não tem conseguido reproduzir atuações de outro mundo, como fez em jogos contra Milwaukee e Boston,
- O Miami não vem contando com atuações confiáveis de seus coadjuvantes. No Jogo 4, somente Jimmy Butler (27 pontos) e Adebayo (20 pontos e 11 rebotes) se destacaram. Nenhum dos demais jogadores chegou a 15 pontos.
- Tyler Herro e Victor Oladipo seguem desfalcando o Heat.
POR QUE APOSTAR NO MIAMI
- Já se mostrou ser o time mais resiliente da temporada, conseguindo incríveis recuperações.
- Pode fazer história e ser a primeira equipe oitava colocada na temporada regular (e a primeira vinda do play-in) a ser campeã da NBA (já é a primeira equipe a chegar às Finais saindo da oitava colocação de uma conferência).
- Já experimentou uma recuperação desse tipo, só que do outro lado da situação: na final da Conferência Leste, vencia a série contra o Boston Celtics por 3 a 0, sofreu um empate por 3 a 3 e teve forças para fazer 4 a 3 no jogo 7, fora de casa.
- Pode se inspirar no Cleveland Cavaliers de LeBron James & cia, que reverteu desvantagem de 3 a 1 nas Finais de 2015/16 e bateu o Golden State Warriors para ser campeão por 4 a 3.
- Se na Final houve apenas uma virada de uma equipe após estar perdendo por 3 a 1, em duelos de rodadas anteriores à Final, porém, essa desvantagem já foi revertida em outras doze oportunidades.
Escalação provável do Denver Nuggets: Jamal Murray, Kentavius Caldwell Pope, Michael Porter Jr, Aaron Gordon e Nikola Jokic. Treinador: Michael Malone
Escalação provável do Miami Heat: Gabe Vincent, Max Strus, Jimmy Butler, Kevin Love e Bam Adebayo. Treinador: Erik Spoelstra
OS JOGOS DA SÉRIE
Jogo 1: 01/06 - Miami Heat 93 x 104 Denver Nuggets
Jogo 2: 04/06 - Miami Heat 111 x 108 Denver Nuggets
Jogo 3: 07/06 - Denver Nuggets 109 x 94 Miami Heat
Jogo 4: 09/06 - Denver Nuggets 108 x 95 Miami Heat
Jogo 5: 12/06 às 21h30 - Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver
* Jogo 6: 15/06 às 21h30 - Denver Nuggets x Miami Heat, em Miami
* Jogo 7: 18/06 às 21h - Miami Heat x Denver Nuggets, em Denver
*se necessário