Chegou o grande dia! Argentina e França Croácia fazem neste domingo (18) a tão sonhada final da Copa do Mundo do Catar-2022. O jogo acontece a partir das 12h (de Brasília) no estádio Lusail. Será um duelo para ver qual das duas seleções irá sagrar-se tricampeã mundial já que ambas possuem dois título. A Argentina foi campeã em 1978 e em 1986. A França venceu em 1998 e em 2018. Caso os franceses vençam, eles irão obter o bicampeonato seguido, um feito obtido somente duas vezes em toda a história (com a Itália nas Copas de 34 e 38 e com a Seleção Brasileira de Pelé, Garrincha & cia em 1958 e 1962).
É a sexta final de Copa para os argentinos, que têm dois títulos e três vices (1930 para o Uruguai, 1990 para a Alemanha e 2014 para a Alemanha) e a quarta dos franceses, que além dos dois títulos possuem um vice (2006 para a Itália)
Com cinco gols, Lionel Messi e Mbappé dividem a artilharia da competição até aqui. Em caso de igualdade no período regulamentar, haverá prorrogação e, se necessário, decisão por pênaltis.
CAMINHO NA COPA
Os argentinos avançaram na Copa do Mundo do Catar como campeões do grupo C, com uma derrota (2 a 1 para a Arábia Saudita) e duas vitórias (2 a 0 sobre o México e 2 a 0 sobre a Polônia). Nas oitavas de final, superaram a Austrália por 2 a 1. Nas quartas venceram a Holanda nos pênaltis após 2 a 2 no tempo normal. E nas semis atropelaram a Croácia por 3 a 0.
Já os franceses estavam no Grupo D ao lado de Dinamarca, Austrália e Tunísia. A seleção somou seis pontos e avançou em primeiro lugar da chave, com duas vitórias (4 a 1 na Austrália e 2 a 1 na Dinamarca) e uma derrota (1 a 0 para a Tunísia). Nas oitavas de final, a França bateu a Polônia por 3 a 1. Nas quartas, os Bleus venceram o clássico contra a Inglaterra por 2 a 1. Na semi, vitória de 2 a 0 sobre o Marrocos.
POR QUE APOSTAR NA ARGENTINA
- Será o último jogo de Messi em uma Copa do Mundo. Portanto, ele fará de tudo para finalmente conquistar o tão sonhado título mundial
- Os argentinos devem entrar melhor fisicamente na final. Isso porque os franceses sofreram com uma virose que tirou vários jogadores dos últimos treinos. Na semifinal, por exemplo, Rabiot foi desfalque por conta disso.
- Empolgada, a torcida argentina será maioria nas arquibancadas do estádio Lusail e promete empurrar sua seleção. Um dos mais fanáticos do planeta, os argentinos desembarcaram em peso no Catar nos últimos dias diante da possibilidade do título mundial.
- Além de Messi, a Argentina também “descobriu” o jovem Julián Álvarez. Reserva no Manchester City, ele recebeu a chance da titularidade na vaga de Lautaro Martínez e vem se tornando uma revelação no torneio. Contra a Croácia, na semifinal, marcou dois gols e sofreu o pênalti que Messi converteu para abrir a goleada.
- Os argentinos entrarão em campo fortalecidos pela convincente vitória em 3 a 0 sobre a Croácia na semifinal. Foi o melhor jogo da seleção sulamericana na Copa até aqui.
POR QUE APOSTAR NA FRANÇA
- O time possui vários talentos além de Mbappé. Um deles é o atacante Giroud, que voltou a ser titular com a lesão de Karim Benzema. Ele já anotou quatro gols na Copa sendo um dos vice-artilheiros, e com isso, superou a marca de Thierry Henry como o maior artilheiro da história da França, com 53 gols.
- Outro destaque é o meia Griezmann. De atacante ele passou a atuar mais recuado e tem sido um dos destaques de toda a Copa, sendo útil tanto defensivamente como na parte ofensiva.
- No único duelo que fizeram entre seleções, Mbappé levou a melhor sobre Messi. Foi na Copa da Rússia de 2018, quando nas oitavas de final a França eliminou a Argentina por 4 a 3 e o francês marcou dois gols.
- A França vem dando exemplos de conseguir suprir desfalques e ausências em todo o torneio. Antes de a Copa começar perderam ao menos cinco grandes jogadores por lesão (entre eles Benzema, Kanté e Pogba). Ainda assim, chegaram à final.
RETROSPECTO
Na história, as seleções já se enfrentaram em 12 oportunidades, com vntagem para a Argentina, com seis vitórias contra três dos franceses. Em jogos disputados em Copas do Mundo, são duas vitórias para os sul-americanos (venceram em 1930 e 1978, ano em que a Argentina conquistou seu primeiro Mundial), e uma dos franceses (justamente nas oitavas de final da Copa da Rússia-2018, quando os Bleus venceram pela segunda vez o Mundial).
Os duelos sempre foram marcados por placares apertados Em nenhuma ocasião, uma equipe derrotou a outra por mais de dois gols de diferença, sendo que o placar de 2 a 0 prevaleceu em três jogos (dois para a Argentina e um para a França).
Confira todos os duelos:
Argentina 1 x 0 França - Copa do Mundo em 1930
Argentina 0 x 0 França - Amistoso em 1965
Argentina 3 x 4 França - Amistoso em 1971
Argentina 2 x 0 França - Amistoso em 1971
Argentina 0 x 0 França - Amistoso em 1972
Argentina 1 x 0 França - Amistoso em 1974
Argentina 0 x 0 França - Amistoso em 1977
Argentina 2 x 1 França - Copa do Mundo em 1978
Argentina 0 x 2 França - Amistoso em 1986