As quatro seleções do grupo C da Copa do Catar (Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia) estreiam nessa terça-feira na competição. Assim como o do Brasil, o grupo é considerado um dos mais difíceis pois reúne ao menos três seleções fortes e a disputa promete ser intensa. Confira aqui algumas informações do duelo entre Argentina e Arábia Saudita.
ARGENTINA
Uma das seleções considerada favorita ao título, a Argentina inicia sua caminhada no Catar contra a Arábia Saudita nessa terça, a partir das 7h (de Brasília), no estádio Lusail.
Com o comando de Messi, que chega para seu último Mundial da carreira, a seleção argentina também conta com Lautaro Martínez, Di Maria e Julian Álvarez, entre outros, para tentar voltar a ser campeão depois de mais de 36 anos.
A seleção fez quatro amistosos de preparação, com quatro vitórias contra Estônia, Honduras, Jamaica e Emirados Árabes Unidos. Além disso, conquistou a Finalíssima 2022 recentemente, após vencer a Itália por 3 a 0, e vem de 36 partidas invicta, até por isso é uma das candidatas ao título.
Para a escalação da estreia, o técnico Scaloni tem três dúvidas. Nas laterais, o comandante ainda não definiu quem será o titular: Acuña ou Tagliafico, na esquerda, Molina ou Montiel, na direita. Além disso, o treinador precisa escolher o substituto de Lo Celso que, lesionado, está fora da Copa
A tendência é que Mac Allister, que atuou contra os Emirados Árabes Unidos, seja o titular no meio-campo. Outra possibilidade é recuar Messi e colocar um trio de ataque com Di María, Lautaro Martínez e Julian Álvarez.
ARÁBIA SAUDITA
Já a Arábia Saudita chega para a Copa com uma equipe considerada fraca, sem nenhum atleta que atue em algum grande cenário futebolístico. Treinada pelo francês Herve Renard, 54 anos, que já comandou as equipes nacionais de países como Zâmbia, Angola, Costa do Marfim e Marrocos, a seleção fez 10 amistosos de preparação, com apenas 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas (veja lista abaixo), ainda que nos últimos oito jogos tenha perdido só um - justamente o último, 1 a 0 para a Croácia. Empatou com Estados Unidos e Equador, duas seleções que estão na Copa. Chama a atenção o baixo número de gols sofridos. No ano, foram apenas oito em 14 jogos.
Na preparação para o Mundial, as maiores preocupações foram com o estado físico de alguns jogadores – casos do meia Riyadh Sharahili e do zagueiro Hassan Tambakti.
Salem Al-Dawsari, com 17 gols, é um dos destaques da equipe. Ele deve começar como titular contra a Argentina.
A seleção da Arábia Saudita nunca conseguiu ir bem na Copa do Mundo, e a sua melhor classificação foi na Copa de 1994, quando chegou até as oitavas de final.
Jogos da Arábia Saudita no ano:
- Arábia Saudita 0 x 1 Croácia - amistoso
- Arábia Saudita 1 x 1 Panamá - amistoso
- Arábia Saudita 1 x 0 Islândia - amistoso
- Arábia Saudita 0 x 0 Honduras - amistoso
- Arábia Saudita 1 x 1 Albânia - amistoso
- Arábia Saudita 1 x 0 Macedônia do Norte - amistoso
- Arábia Saudita 0 x 0 Estados Unidos - amistoso
- Arábia Saudita 0 x 0 Equador - amistoso
- Arábia Saudita 0 x 1 Venezuela - amistoso
- Arábia Saudita 0 x 1 Colômbia - amistoso
- Arábia Saudita 1 x 0 Austrália - eliminatórias
- Arábia Saudita 1 x 1 China - eliminatórias
- Arábia Saudita 0 x 2 Japão - eliminatórias
- Arábia Saudita 1 x 0 Omã - eliminatórias