Guaraní, do Paraguai, e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (9) pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O pontapé inicial está marcado para às 19h (de Brasília) no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (PAR). O Botafogo venceu a partida de ida por 2 a 1, no Nilton Santos, com uma virada no fim. Dessa forma, joga pelo empate para avançar. Já o Guaraní precisa ganhar por 2 ou mais gols de diferença para se classificar. Em caso de vitória do clube paraguaio por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
POR QUE APOSTAR NO GUARANÍ
- Joga em casa, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, e terá o apoio de sua torcida.
- Liderou com relativa folga o grupo B da Sul-Americana, perdendo apenas um de seis jogos. Com a primeira colocação assegurada, foi só aguardar o vencedor de Botafogo x Patronato, pelo playoff.
- Apoia-se na atuação do primeiro tempo no jogo de ida, no Rio, quando dominou o Botafogo, abrindo o placar, e só levando a virada no final da partida.
- Por precisar da vitória, o Guaraní deve adotar postura mais ofensiva. O time aposta no trio de ataque formado por Camacho, Romeo Benítez e Federico Santander.
- Possui o artilheiro da Copa Sul-Americana, Federico Santander, com 6 gols anotados até aqui. O camisa nove paraguaio é a principal ameaça ao Bota.
- Por desgaste físico, Rubén Ríos e Romeo Benítez foram poupados na derrota diante do Olimpia, mas voltam a estar à disposição.
- Possui campanha positiva no recém-iniciado torneio Clausura do Campeonato Paraguaio: foram duas vitórias, um empate e uma derrota, em 4 jogos.
- Apesar da boa fase no Brasileirão, o Botafogo teve atuações abaixo do esperado na Sul-Americana, tanto que ficou na segunda colocação de seu grupo e teve de disputar o playoff contra o Patronato.
- No último jogo, o Bota empatou sem gols com o Cruzeiro, fora de casa, pela 18ª rodada do Brasileirão.
- O Botafogo terá um importante desfalque: o artilheiro Tiquinho Soares sofreu uma lesão no joelho e ficará afastado por cerca de 5 semanas.
- Além de Tiquinho, o Bota pode ter outros desfalques. O técnico Bruno Lage deve poupar alguns titulares. Gatito Fernández será o goleiro na vaga de Lucas Perri. Já Philipe Sampaio, Danilo Barbosa e Lucas Fernandes têm chances de iniciar a partida.
POR QUE APOSTAR NO BOTAFOGO
- Tem a vantagem do empate por ter vencido a primeira partida.
- Está invicto na disputa da combinação de Libertadores e Copa Sul-Americana, com 4 vitórias e 5 empates em 9 jogos disputados até aqui.
- Atravessa fase espetacular no Brasileirão, em que lidera disparado com 43 pontos em 18 jogos, e já tem assegurado o título simbólico do 1º turno.
- Sem o artilheiro Tiquinho Soares, lesionado, o Fogão deve ter Janderson como substituto.
- O goleiro Gatito Fernández, titular nos últimos dois jogos na Sul-Americana, deve receber mais uma oportunidade no gol. Se isso ocorrer, voltará a atuar em seu país de origem.
- O Bota tem ótimo saldo de gols na Sul-Americana: marcou 15 gols e sofreu apenas 7, nos nove jogos disputados, com média de 1,67 marcado e 0,78 sofrido por jogo.
- Como o time paraguaio precisa da vitória e deve se lançar ao ataque, o Bota pode explorar espaços e o contra-ataque.
- No Apertura do Campeonato Paraguaio, o Guaraní fez uma primeira fase apenas regular, terminando na quarta colocação (em 22 jogos, foram 8 vitórias, 9 empates e 5 derrotas).
- O adversário desta noite vem de derrota no último jogo: perdeu para o Olímpia por 5 a 3, em jogo da 5º rodada do torneio Clausura.
- O Guaraní terá duas baixas para o jogo: o zagueiro Marcos Cáceres, que saiu, e o volante Gastón Gil Romero, que cumpre suspensão automática.
MERCADO DE GOLS
- O Guaraní-PAR marcou 13 e sofreu 10 gols na Copa Sul-Americana, com média de 1,63 marcado e 1,25 sofrido por jogo.
- O Botafogo marcou 15 gols e sofreu apenas 7, nos nove jogos disputados, com média de 1,67 marcado e 0,78 sofrido por jogo.
Escalação provável do Guaraní: Muñoz, Raúl Cáceres, José Moya, Paul Riveros e Felipe Salomoni; Estivel Moreira, Gastón Gil Romero eRubén Ríos ; Nestor Camacho, Romeo Benítez e Federico Santander. Técnico Juan Pablo Pumpido
Escalação provável do Botafogo: Gatito Fernández; Di Plácido, Philipe Sampaio, Cuesta, Marçal; Danilo Barbosa (Eduardo), Marlon Freitas, Lucas Fernandes; Júnior Santos (Gustavo Sauer), Janderson, Victor Sá. Técnico: Bruno Lage
PARA APOSTAR NESSE JOGO, CLIQUE AQUI