Carrascos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia de 2018, quando eliminaram por 2 a 1 a equipe de Tite, Neymar & cia. nas oitavas de final da competição, os belgas estreiam nesta quarta (23) na Copa do Catar-22. Liderada por De Bruyne (foto) e Eden Hazard, a Bélgica enfrenta o Canadá a partir das 16h (de Brasília) no estádio Ahmad Bin Ali.
Será mais uma oportunidade de confirmação ou não da tão falada "geração belga", que além dos dois jogadores já citados ainda tem o goleirão Courtois e o atacante Lukaku, entre outros jogadores que brilham no cenário internacional.
Pelo lado do Canadá sobra vontade e falta experiência. Desde 1986, quando fez sua primeira participação em um Mundial, a seleção não disputava uma Copa do Mundo. Quem vencer o duelo de hoje assumirá a ponta do grupo F do Mundial, já que os outros dois integrantes da chave, Croácia e Marrocos, empataram sem gols mais cedo.
BÉLGICA
Se há pouco mais de quatro anos os belgas começaram sua campanha na Copa do Mundo da Rússia como um dos favoritos ao título, agora, a situação é diferente. Apesar de histórico, o terceiro lugar conseguido no último Mundial acabou sendo uma frustração. A seleção teve sua trajetória para a decisão interrompida pela França, que acabou levando o título, quando atravessava seu ápice. No momento, vive um momento de declínio.
Embora tenha avançado sem maiores problemas nas Eliminatórias Europeias, a equipe belga não chegou e exibir o futebol que encantou público e crítica. Além do desempenho aquém do esperado, o resultado também foi frustrante em seu último torneio antes do Mundial. Fracassou na tentativa de obter a vaga na decisão da versão 2022/2023 da Liga das Nações da Europa.
Ao acumular dez pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas), ficou bem abaixo da Holanda, que atingiu 16 pontos, tendo que se contentar com a segunda posição do grupo 4 da Liga A da Uefa Nations League. Fechou sua preparação para o Mundial também sem conseguir gerar confiança em seus fãs. No último amistoso antes do Mundial, perdeu, por 2 a 1, para a seleção do Egito. Para completar o clima de pesimismo, ainda não poderá contar, ao menos nos dois primeiros jogos, com o atacante Romelu Lukaku. Lesionado, o centroavante da Inter de Milão tem a expectativa de retorno aos gramados somente para a partida contra a Croácia em 1º de dezembro.
Últimos jogos da Bélgica
22/9 - Bélgica 2 x 1 País de Gales
25/9 - Holanda 1 x 0 Bélgica
18/11 - Bélgica 1 x 2 Egito
Ranking Fifa: 2
CANADÁ
Encarando as Eliminatórias das Américas Central e do Norte para a Copa do Mundo do Catar, em que os times com melhor posição no ranking contam com o privilégio de começar mais tarde, a seleção canadense precisou suar desde cedo, uma vez que seu retrospecto não era dos mais favoráveis. Afinal, tinha em seu currículo a participação somente em um Mundial, o do México, em 1986.
Entretanto, foi superando degrau a degrau. Na primeira fase, foi campeã do grupo B com quatro vitórias. Na segunda, em que teve um mata-mata com Haiti, também ganhou as duas partidas abrindo o caminho para disputar o octognal decisivo, onde supreendeu as favoritas seleções de México e Estados Unidos terminando na primeira colocação e assegurando a vaga direta para a Copa.
A preparação do Canadá para a disputa contou com seis partidas, entre jogos oficiais e amistosos. Colheu três vitórias (Curaçao, Catar e Japão), um empate (Bahrein) e foi derrotado duas vezes (Honduras e Uruguai). Depois de um longo período longe das Cpas, terá a oportunidade de disputar duas seguidas, afinal, o país será uma das sedes do Mundial de 2026, que receberá ao lado de EUA e México.
Últimos jogos do Canadá
27/9 - Uruguai 2 x 0 Canadá
11/11 - Bahrein 2 x 2 Canadá
17/11 - Japão 1 x 2 Canadá
Ranking Fifa: 41