Único duelo pela Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (30), Defensa y Justicia x Botafogo decidem uma vaga nas semifinais do torneio. A partida acontece na Argentina, a partir das 19h (de Brasília). Na ida, no Rio de Janeiro, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Portanto, a equipe que obtiver a vitória avançará para as semifinais. Em caso de novo empate, o classificado será definido na disputa de pênaltis. Quem avançar nesse duelo pega na semi o vencedor do confronto entre São Paulo e LDU, do Equador.
POR QUE APOSTAR NO DEFENSA
- Joga em casa, no estádio Florencio Sola, em Buenos Aires, e terá o apoio de sua torcida.
- Diferentemente do Botafogo, o time está 100% focado na disputa da Sul-Americana já que o torneio local está no início.
- Vem de 8 jogos sem perder na Copa Sul-Americana (7V e 1E).
- Nas oitavas de final, passou pelo Emelec, do Equador, com duas vitórias (2 a 1 fora de casa e 1 a 0 em casa).
- A equipe busca o bi pois já tem um título da Sul-Americana (venceu o torneio em 2020).
- Diferentemente do Bota, que usou os titulares no jogo do final de semana pelo Brasileirão, o Defensa y Justicia poupou quase todo time titular no fim de semana.
- Apenas dois dos jogadores escalados como titulares contra o Botafogo na ida começaram a partida de domingo (27), no empate sem gols contra o Platense, fora de casa, pela 2ª rodada da Copa da Liga da Argentina.
- No Engenhão, enfrentando os reservas do Botafogo, o Defensa y Justicia mostrou certa superioridade. Mesmo tendo menos posse de bola (40%), criou mais oportunidades para finalizações (17 contra 16) e também mais chutes no alvo (10 contra 8).
- Na fase de grupos do torneio, terminou na 1ª colocação do grupo F, com 5 vitórias e apenas uma derrota em 6 jogos. A chave tinha Peñarol (Uruguai), América-MG e Millonarios (Colômbia).
- Terminou a 1ª fase com a quarta melhor campanha no geral entre as 32 equipes do torneio.
- Aposta muito em dois jogadores que estão no top 3 da artilharia da Sul-Americana: Nicolas Fernández (6 gols) e Togni (5 gols).
- Fernández também foi vice-artilheiro do último Campeonato Argentino, com 12 gols.
- O Defensa foi o 6º colocado no último Campeonato Argentino, que terminou há cerca de um mês, com 12V-8E-7D.
- Além disso, o Defensa y Justicia está nas oitavas de final da Copa da Argentina, em que vai pegar o Estudiantes Rio Cuarto.
- O Botafogo pode optar por um time misto, assim como fez no jogo de ida.
POR QUE APOSTAR NO BOTAFOGO
- Vem em uma sequência de 19 partidas sem perder, somando Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil. São 11 vitórias e 8 empates nessa série.
- A última derrota foi no dia 3 de junho, para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.
- De imediato, vem de mais uma boa vitória no Brasileirão, por 3 a 0, diante do Bahia, pela 21ª rodada.
- Lidera o Brasileirão com folga de 11 pontos em relação ao Palmeiras, segundo colocado.
- Sua campanha na Série A é primorosa: tem 51 pontos em 21 jogos (16 vitórias, 3 empates e apenas duas derrotas).
- No jogo de ida, em que empatou com o Defensa, o Bota usou apenas 3 jogadores considerados titulares.
- Apesar de possivelmente usar um time misto, o Bota tem qualidade suficiente para enfrentar o adversário em condições de igualdade.
- No entanto, maior parte dos 11 que vão iniciar são titulares. Com isso, a equipe será mais forte em relação a que atuou no jogo de ida. Di Plácido, que não atua há dois jogos, e Marçal, recuperado de problema na panturrilha, começam o duelo. No ataque, a dúvida segue entre Diego Costa e Janderson.
- Contratado como opção para vaga de Tiquinho Soares, lesionado, Diego Costa marcou dois gols contra o Bahia e já parece ambientado no time.
- O Defensa deve ter o desfalque de Alexis Soto, devido a uma fratura no nariz ocorrida no jogo de ida.
- Soto é uma peça-chave na equipe do técnico Julio Vaccari, tendo participado de 35 partidas em 2023, com um gol e quatro assistências.
Provável escalação do Defensa: Bologna; Sant'Anna, Gissi, Cardona e Cáceres; Tripichio, Gutiérrez; Solari (Alanis), Barbona e Togni, Fernández. Técnico: Julio Vaccari
Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê, Lucas Fernandes; Diego Hernández, Diego Costa (Janderson), Luís Henrique (Júnior Santos). Técnico: Bruno Lage
PARA APOSTAR NESSE JOGO, CLIQUE AQUI