Atlético-MG e Botafogo se enfrentam nesta segunda-feira (7), às 20h (de Brasília), no estádio do Mineirão, em partida que encerra a 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. É um duelo entre duas equipes que ainda brigam por vaga na Libertadores 2023. Com as derrotas de São Paulo e Athletico-PR na rodada, o Galo pode assumir a sexta colocação da tabela se vencer o Bota. Um lugar entre as seis melhores equipes do campeonato vale vaga direta na fase de grupos da Libertadores, principal objetivo do Galo no momento.
Já para o Fogão é tudo ou nada pelo sonho de jogar a próxima Libertadores. Os cariocas estão na 11ª posição, com 47 pontos, cinco atrás do próprio Atlético-MG. Uma derrota praticamente encerra as chances de classificação do Bota, enquanto a vitória deixa a equipe perto de uma classificação.
POR QUE APOSTAR NO ATLÉTICO-MG
O Atlético-MG entra na 36ª rodada ocupando a sétima posição na tabela. Até aqui, o time conquistou 52 pontos em 35 jogos, com uma campanha de 13 vitórias, 13 empates e nove derrotas. São 41 gols feitos e 35 gols sofridos.
Neste momento, o Galo estaria classificado para a pré-Libertadores, mas como está apenas dois pontos atrás do Athletico-PR, uma vitória o colocaria na sexta colocação.
Nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, o time do técnico Cuca teve uma vitória, três empates e uma derrota. Assim, conquistou apenas seis de 15 pontos possíveis e desperdiçou a chance de entrar no G-6 e se firmar.
Na última rodada, o Galo visitou o São Paulo, concorrente direto na briga no G-8, e ficou em um empate em 2 a 2, no Morumbi. O Atlético-MG largou em vantagem, mas tomou a virada ainda no primeiro tempo. Então, na reta final de jogo, Eduardo Vargas apareceu para marcar o seu segundo gol na partida e garantir ao menos um pontinho.
Agora, jogando em casa, o Atlético-MG tenta superar o Botafogo. Mas o desempenho do Atlético-MG como mandante não é dos melhores: em 17 jogos diante de sua torcida, o time conquistou 26 pontos, com sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
Nacho Fernández volta ao time após cumprir suspensão contra o São Paulo. Cuca tem outras dúvidas para escalar a equipe. Na direita, Mariano pode voltar ao time titular na vaga de Guga. Na zaga, Réver tem chance de aparecer no lugar de Junior Alonso. No ataque, Ademir e Pavón disputam um lugar ao lado de Keno e Vargas.
Provável escalação: Everson; Guga (Mariano), Jemerson, Junior Alonso (Réver) e Dodô; Allan, Jair e Nacho Fernández (Zaracho); Ademir (Pavón), Keno e Vargas.
POR QUE APOSTAR NO BOTAFOGO
O Botafogo ocupa a 11ª colocação no Brasileirão, com 47 pontos em 35 partidas (13 vitórias, oito empates e 14 derrotas). Na rodada passada, o Fogão desperdiçou uma chance de ouro de chegar aos 50 pontos e entrar de vez na briga pelo G-8. Jogando em casa, no Engenhão, o time perdeu para o Cuiabá por 2 a 0 e voltou a tropeçar como mandante.
Assim, a equipe comandada pelo técnico português Luís Castro continua sendo pouco confiável diante de sua torcida. A campanha é a terceira pior da competição atuando em casa, com 19 pontos em 18 partidas (cinco vitórias, quatro empates e nove derrotas).
Em contrapartida, quando joga fora de casa, o Botafogo é o terceiro visitante mais incômodo. Em 17 partidas longe de seus apoiadores, o Alvinegro da Estrela Solitária tem 28 pontos conquistados, com uma campanha de oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Tentando melhorar ainda mais os seus números longe do Engenhão, o Botafogo chega no Mineirão com a expectativa de complicar a vida do Atlético-MG e voltar de Belo Horizonte com ânimo renovado para brigar por uma vaga na Libertadores de 2023 nas duas rodadas finais.
Provável escalação: Gatito; Daniel Borges, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Patrick de Paula) e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares.