Um duelo entre brasileiros e argentinos decide nesta terça-feira (8) quem segue vivo na Copa Libertadores. Fluminense e Argentinos Jrs. fazem o jogo de volta das oitavas de final a partir das 19h (de Brasília), no estádio do Maracanã. Na ida houve empate em 1 a 1, em Buenos Aires, em partida marcada pela séria lesão (fratura) sofrida pelo jogador argentino Luciano Sánchez. Agora, o Tricolor carioca precisa vencer por qualquer placar para avançar às quartas de final. Nova igualdade leva a disputa para os pênaltis já que não existe mais regra do gol fora de casa na Libertadores. Quem avançar enfrentará o vencedor de Olimpia x Flamengo.
POR QUE APOSTAR NO FLUMINENSE
- Joga em casa, no Maracanã, com o apoio da torcida tricolor.
- Tem ótimo retrospecto atuando como mandante, com 20 jogos de invencibilidade. Nesse período, os comandados de Fernando Diniz ganharam 15 vezes e empataram outras cinco, obtendo 88,3% de aproveitamento.
- Chega embalado por boa vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1 no sábado, no mesmo Maracanã, pelo Brasileirão.
- Goleiro Fábio teve mais uma grande atuação no final de semana, contra o Palmeiras.
- O volante André e o zagueiro Nino, dois dos principais atletas do Flu, não atuaram contra o Palmeiras pois estavam suspensos e chegam descansados para a partida.
- O time tricolor deve ter só uma mudança em relação à escalação que empatou em 1 a 1 na primeira partida na Argentina: Diogo Barbosa no lugar do lateral Marcelo, suspenso.
- Sexteto que ficou fora na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras no último sábado retorna contra o Argentino Jrs: Nino, Felipe Melo, André, Lima, Ganso e Keno.
- É comandado pelo atual técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz.
- Conta com jogadores experientes e talentosos no elenco como Ganso, Marcelo, Cano, Arias etc
- Cano é o jogador que mais marcou gols por um clube brasileiro no ano, com 28 gols (5 no Brasileirão 6 na Libertadores, um (1) na Copa do Brasil (o Flu foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas-de-final) e 16 no Estadual (artilheiro do campeonato conquistado pelo Flu depois de golear o Fla por 4 a 1 no jogo de volta da final).
- Destaque da vitória sobre o Palmeiras, John Kennedy ficará como opção no banco de reservas.
- O time argentino anunciou quatro desfalques para a partida, sendo três esperados e uma surpresa. O goleiro Arias (expulso na ida), os zagueiros Luciano Sánchez (grave fratura em lance com Marcelo), Miguel Torrén (lesão) e o atacante Gabriel Ávalos.
- A ausência de Ávalos é a principal. Maior goleador do Argentinos Juniors na temporada e vice-artilheiro do Campeonato Argentino, com 12 gols, ele foi o autor do gol da equipe no jogo de ida. Ele não foi relacionado devido a um problema no quadril.
- Nos dois duelos mais recentes entre os clubes, o Fluminense se deu melhor. Foi na fase de grupos da edição de 2011 da Libertadores e o Flu empatou em casa por 2 a 2 e venceu o Argentino Juniors na Argentina por 4 a 2
POR QUE APOSTAR NO ARGENTINOS JRS.
- O Argentinos Juniors fez uma campanha consistente na 1ª fase da Libertadores, com apenas uma derrota em seis jogos – justamente na última rodada, fora de casa, contra o Independiente del Valle-EQU, que terminou na liderança do Grupo E.
- É a chance de a equipe argentina salvar uma temporada que não vai bem. Time terminou o último Campeonato Argentino na 10ª posição de 28 possíveis. Foram 11 vitórias, 7 empates e 9 derrotas na competição.
- Diferentemente do adversário desta terça, o Argentinos Jrs não teve jogo no final de semana, ou seja, terá como aliado o descanso. Sua última partida foi justamente o jogo de ida contra o Flu, semana passada.
- O time tem dois retornos. Santiago Montiel, titular, e o reserva Fabricio Domínguez foram desfalques na ida por terem sido expulsos contra o Independiente del Valle, no último jogo da fase de grupos. Agora, voltam a ficar à disposição.
- Nessa Libertadores, o Argentinos Juniors já enfrentou um clube brasileiro, na fase de grupos, e se deu bem: venceu o Corinthians na Neo Química Arena e empatou em Buenos Aires.
- Leva a melhor no histórico do confronto contra o Flu. São 4 duelos, todos pela Libertadores. Venceu duas vezes, ambos por 1 a 0, em 1985. Na Libertadores-2011, houve um empate em 2 a 2 no Rio e uma vitória do Flu por 4 a 2 na Argentina.
- O Flu já foi eliminado em uma competição de mata-mata no ano, ao cair para o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil.
- O Fluminense terá o desfalque do lateral-esquerdo Marcelo, expulso no jogo de ida. O clube tentou apelar da suspensão, mas a Conmebol não acatou o pedido.
Provável escalação do Flu: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Lima e Ganso; Arias, Keno e Cano.