Além do jogo Brasil x Croácia, às 12h (de Brasília), um outro jogo das quartas de final da Copa do Mundo do Catar-22 acontece nesta sexta-feira (9). Holanda e Argentina se enfrentam em mais um clássico do futebol mundial, em duelo que acontece no estádio Lusail a partir das 16h (de Brasília). A seleção da Holanda se classificou após vencer os EUA por 3 a 1 nas oitavas enquanto a Argentina também avançou com vitória de 2 a 1 sobre a Austrália. O vencedor desse jogo enfrenta na semifinal o ganhador do jogo entre Croácia e Brasil.
São duas seleções de tradição no futebol. A Argentina tem dois títulos mundiais (em 1978 e 1986, além de dois vices, em 1990 e 2014). Já a Holanda nunca foi campeã mundial, mas já esteve em três finais, obtendo três vices. Cada uma das seleções já esteve cinco vezes numa semifinal de Copa, e a vencedora do duelo será semifinalista pela 6ª vez.
COMO CHEGAM
Nesta Copa do Catar, a Holanda terminou na 1ª colocação do grupo A, com 7 pontos conquistados. Foram duas vitórias (2 a 0 sobre Senegal na estreia e 2 a 0 sobre o Catar) e um empate (em 1 a 1 com o Equador), com cinco gols marcados e um gol sofrido.
Mesmo após ser derrotada pela Arábia na estreia, a seleção da Argentina finalizou a primeira fase na 1ª colocação do grupo C, com 6 pontos conquistados, com duas vitórias (2 a 0 no México e 2 a 0 na Polônia).
Para o jogo das quartas, a seleção holandesa tem apenas o desfalque do zagueiro De Vrij, da Inter de Milão, enquanto a Argentina perdeu o meia Papu Gomez, que sentiu uma lesão no tornozelo.
POR QUE APOSTAR NA HOLANDA
- Após início morno na Copa, a Laranja Mecânica parece ter engrenado. A equipe fez uma boa partida do ponto de vista tático nas oitavas de final contra os Estados Unidos. Mesmo sem muita posse de bola, sofreu pouco perigo, e se aproveitou dos espaços deixados pelo adversário para usar os contra ataques e vencer com facilidade por 3 a 1.
- Oitava colocada no ranking da Fifa, a Holanda possui uma invencibilidade de 19 jogos. Nos últimos cinco jogos foram quatro vitórias e um empate.
- O ataque tem funcionado bem. O time marcou pelo menos um gol nos 19 jogos da atual invencibilidade. Na Copa, já são oito gols marcados e dois sofridos, sendo que em apenas um deles não venceu, no empate em 1 a 1 com o Equador na primeira fase.
- O grande destaque desta seleção é o jovem atacante Cody Gakpo, do PSV Eindhoven. Ele tem três gols em quatro jogos disputados. Outro que também pode desequilibrar é Memphis Depay, do Barcelona.
A provável escalação da Holanda: Noppert, Timber, Van Djik, Ake, Blind, de Jong, de Roon, Dumfries, Klaassen, Gakpo e Depay.
POR QUE APOSTAR NA ARGENTINA
- O principal motivo é um nome de cinco letras: Messi. O supercraque atravessa bom momento, tendo sido decisivo nos jogos da Argentina nesta Copa. Foi ele quem abriu o placar na vitória nas oitavas sobre a Austrália, por exemplo. Messi tem três gols em quatro jogos no Catar.
- Apesar da surpreendente derrota para a Arábia Saudita na estreia da Copa, a Argentina retomou a sólida caminhada que já vinha apresentando. Para se ter uma ideia, nos últimos 40 jogos, a equipe foi derrotada apenas uma vez, justamente na estreia contra os sauditas. Seu retrospecto nos últimos cinco jogos é de 4 vitórias e 1 derrota, e antes disso vinha de longa sequencia invicta de mais de dois anos.
- Força do ataque. Tirando a derrota para a Arábia, nos outros jogos da Copa a Argentina balançou as redes duas vezes em cada jogo. E mesmo contra os sauditas chegou a marcar, perdendo de virada por 2 a 1.
Uma provável escalação da Argentina tem: Emiliano Martinez, Acuña, Otamendi, Romero, Molina, Enzo Fernandez, de Paul, Mac Allister, Papu Gomez, Messi e Julian Alvarez.
RETROSPECTO
As duas seleções são velhas conhecidas, já tendo se enfrentado sete vez na história, com vantagem para os holandeses, com três vitórias, dois empates e duas vitórias da Argentina. Curiosamente foram cinco embates em Copas do Mundo, seja em fases de grupos, quartas de final, semifinais e até final, na Copa de 1978, vencida pela Argentina por 2 a 1 com um gol na prorrogação.
O primeiro duelo em Copas foi na Alemanha-1974, na fase de grupos, quando a Laranja Mecânica de Cruyff goleou por 4 a 0. A revanche argentin veio na final de 1978. O confronto seguinte foi na Copa da França-2006, num empate em 0 a 0 na fase de grupos. Foi a primeira Copa de Lionl Messi.
Na Copa da França-1998, batalharam nas quartas de final, com vitória dos holandeses por 2 a 1, com golaço de Dennis Bergkamp. O último encontro foi na semifinal da Copa de 2014, no Brasil. O jogo terminou 0 a 0 e a Argentina venceu por 4 a 2 na disputa de pênaltis, indo para a final, quando foi derrotada pela Alemanha.