Dando continuidade ao Grupo A da Copa (que também tem Catar e Equador, que se enfrentaram na abertura da Copa), Senegal e Holanda jogam nessa segunda (21) a partir das 13h (de Brasília), no estádio Al Thumama.
Será um duelo entre duas seleções top 20 do ranking da Fifa. Enquanto a Holanda ocupa a oitava posição, Senegal é a 18ª colocada. A seleção africana chega para a sua terceira participação em Copas. Em 2002 eles estrearam no Mundial e chegaram até as quartas-de-final, quando foram eliminados pela Turquia. Em 2018 caíram na fase de grupos. Já a Holanda chega para sua 11ª Copa do Mundo, com três vice-campeonatos (1974, 1978 e 2010).
Pelo lado de Senegal, a grande notícia é a ausência de Sadio Mané. Principal nome da equipe, ele está fora da Copa por conta de uma lesão sofrida em jogo do Bayern de Munique, seu time atual.
Comandada pelo técnico Louis Van Gaal, a Holanda é a grande favorita no grupo A. Após estar ausente da Copa da Rússia em 2018, a Holanda volta a participar de um Mundial.
POR QUE APOSTAR NA HOLANDA?
Além da já citada tradição no futebol e em Copas do Mundo, a Holanda vive ótimo momento. Fez boa campanha na Nations League, chegando à semifinal, e conta com uma invencibilidade de 15 partidas, inclusive enfrentando forças do futebol europeu como Alemanha, Bélgica, Polônia e Dinamarca.
A última derrota da equipe aconteceu em 27 de junho do ano passado. Levou 2 a 0 da República Checa nas oitavas de final da Euro 2020, que aconteceu com um ano de atraso devido à pandemia. O encontro foi o último sob a direção de Frank de Boer. Louis Van Gaal, de 71 anos, foi retirado da aposentadoria para assumir o comando da seleção pela terceira vez. Fez isso em meio a um tratamento de câncer de próstata. Com ele, os holandeses acumularam 11 vitórias e quatro empates. Saíram de uma situação desconfortável na briga com a Noruega e Turquia pela liderança do grupo G para conseguir terminar, com 23 pontos (sete vitórias, dois empates e uma derrota), na primeira colocação. O suficiente para conseguir a vaga direta no Mundial, dispensando a participação na repescagem, algo que parecia certo com os resultados ruins no início da campanha, ainda sob ordens de Frank de Boer.
Depois, embalaram uma bem-sucedida trajetória na Liga das Nações da Europa. Ao atingir 16 pontos (cinco vitórias e um empate), a Holanda conquistou o primeiro lugar do Grupo 4 da Liga A, a divisão de elite da Uefa Nations League. Estabeleceu frente de seis pontos na comparação com a Bélgica, segunda colocada, e garantiu o direito de disputar o Final Four, estágio decisivo da competição que acontecerá no ano que vem.
POR QUE APOSTAR EM SENEGAL
Apesar de terem vencido a Copa Africana de Nações, em fevereiro, os Leões de Teranga atravessam momento inconstante. Nos últimos 12 jogos foram oito vitórias, mas o time sofreu derrotas para Zâmbia, Libéria e Egito, além de um empate contra o Irã.
Além disso, ainda terão de lidar com o desfalque de Mané. Ele foi fundamental na garantia da vaga para o Mundial. Senegal, que passou pela fase de grupos das Eliminatórias Africanas sem maiores problemas, ao acumular 16 pontos (cinco vitórias e um empate), oito a mais que Togo, segundo colocado da chave H, teve um confronto com o Egito no momento decisivo da disputa.
Saiu em desvantagem ao perder por 1 a 0 em solo adversário. Porém, deu o troco no jogo de volta vencendo por 1 a 0. Depois de empate sem gols na prorrogação, levou a melhor na disputa por pênaltis. A última cobrança foi executada exatamente por Mané. Senegaleses e egípicios já haviam se encontrado também na final da Copa da África, em janeiro. O duelo, que contou com sede em Camarões, também teve sua definição por meio de penalidades máximas após empates sem gols no período regulamentar e prorrogação. Mané, que desperdiçou um pênalti logo no começo da partida, foi o autor da cobrança que garantiu a conquista do troféu.
RETROSPECTO
O único confronto entre Senegal e Holanda aconteceu em 2019, pelo Mundial Sub-17, e naquela ocasião a seleção africana venceu por 3 a 1, com gols de Pape Matar Sarr, duas vezes, e Baldé. O gol holandês foi marcado por Bannis. Curiosamente o destaque dessa partida, Pape Sarr, jogador do Tottenham, foi convocado por Aliou Cissé e disputará a Copa do Mundo do Catar.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Holanda: Pasveer; Timber, Van Dijk, Aké; Dumfries, Koopmeiners, De Jong, Blind; Gakpo; Janssen e Bergwijn. Técnico: Louis Van Gaal.
Senegal: E. Mendy; Name, Koullibaly, Diallo, Ballo-Touré; N. Mendy, Gueye, P. Sarr; I. Sarr, Dia e Diatta. Técnico: Aliou Cissé