Como parte das oitavas de final da Copa do Mundo feminina, Japão e Noruega se enfrentam neste sábado (5), a partir das 5h (de Brasília), em duelo que reúne duas seleções que já conquistaram uma Copa cada. A partida está marcada para o Wellington Regional Stadium, na Nova Zelândia. Quem passar enfrenta o vencedor de Suécia x Estados Unidos nas quartas.
POR QUE APOSTAR NO JAPÃO
- A seleção do Japão fez a melhor campanha da fase de grupos de toda a Copa, com 3 vitórias em 3 jogos, e saldo de 11 gols.
- Só Japão, Inglaterra e Suécia tiveram 100% de aproveitamento na 1ª fase.
- Apenas 3 seleções não sofreram gols na fase de grupos do Mundial: Japão, Suíça e Jamaica.
- A fase de grupos do Japão foi perfeita, com com 11 gols marcados e nenhum sofrido.
- Teve a incrível média de 3,6 gols por jogo na primeira fase.
- Mostrou futebol sólido e coletivo, forte no ataque e com uma defesa segura.
- No principal teste, goleou a Espanha – até então uma das favoritas ao título – por inapeláveis 4 a 0.
- No primeiro jogo na Copa, as japonesas golearam Zâmbia por 5 a 0, dominando a posse de bola por 60% do tempo e criando 26 oportunidades de finalização
- A goleira Ayaka Yamashita fez sua primeira defesa no torneio somente na segunda partida do Japão na Copa, na vitória de 2 a 0 sobre a Costa Rica. As japonesas tiveram 56% de posse de bola e 25 finalizações
- Tem tradição no futebol feminino e já foi campeã mundial na Copa de 2011.
- Pelo futebol apresentado, as japonesas surgem como uma das favoritas ao título.
- A seleção japonesa aposta na atacante Hinata Miyazawa, artilheira da Copa com 4 gols, ao lado da alemã Alexandra Popp. Ela pode igualar o feito de Homare Saw, recordista de gols marcados em um único Mundial pelo Japão.
- O Japão também tem a líder de assistência da Copa, a atacante Mina Tanaka.
- Em 2022, foi a campo 11 vezes, com 7 vitórias, 2 empates e apenas duas derrotas.
- Em 7 duelos entre as duas seleções, foram 4 vitórias do Japão e 3 da Noruega. Nos últimos 5 jogos entre essas duas seleções, foram 4 vitórias do Japão contra uma da Noruega.
- A Noruega por pouco não ficou fora das oitavas: só conseguiu garantir sua classificação na última rodada da fase de grupos, e apenas pelo saldo de gols.
- As norueguesas venceram apenas um jogo na fase de grupos. E essa vitória foi a única obtida no ano, em 5 partidas disputadas até aqui (além dos jogos na Copa, perderam para Espanha e Suécia na fase de preparação para o torneio).
- A Noruega teve fraca participação na Eurocopa-22, inclusive com uma vexatória goleada para a anfitriã Inglaterra por 8 a 0, na fase de grupos.
POR QUE APOSTAR NA NORUEGA
- Possui tradição no futebol feminino, inclusive com a conquista de uma Copa do Mundo, na edição de 1995.
- Considerada favorita para liderar o Grupo A, a Noruega teve que se contentar com a segunda posição após uma derrota surpreendente para a Nova Zelândia na estreia, com placar de 1 a 0. Agora tem a chance de mostrar sua força.
- Apesar de ter sofrido para se classificar às oitavas, a Noruega foi vazada apenas uma vez na Copa do Mundo, justamente na derrota de 1 a 0 para a Nova Zelândia.
- Vem de uma vitória por goleada de 6 a 0 em cima das Filipinas – que havia vencido a própria Nova Zelândia na rodada anterior.
- Tem como principal arma ofensiva a jogadora Sophie Haug, que já marcou três gols no Mundial.
- Um dos principais destaques da Noruega é a atacante Ada Hegeberg, eleita a melhor jogadora do mundo em 2018. Ela ficou 20 meses sem atuar entre 2020 a 2021, após sofrer uma séria lesão no joelho.
- Outra esperança da Noruega é a jovem Caroline Graham Hansen, que se destacou na última temporada pelo Barcelona.
- Na Copa da Ásia de 2022, o Japão caiu nas semifinais para a China, nas penalidades, após empate em 2 a 2 no tempo normal.
- Na edição do Mundial de 2019, as japonesas foram eliminadas nas oitavas de final pelas holandesas.
MERCADO DE GOLS E ESCANTEIOS
- O Japão teve a incrível média de 3,6 gols por jogo na primeira fase da Copa. Foram 11 gols marcados e nenhum sofrido
- Na goleada de 4 a 0 sobre a Espanha, o Japão foi preciso nos arremates: foram 5 chutes no alvo e 4 gols marcados.
- Em média, a seleção japonesa marcou 2,91 gols e sofreu 0,82 no último ano.
- Já as norueguesas anotaram 1,81 gol por partida e sofreram 1,5 gol por jogo.
- As japonesas têm 5 escanteios em média nesta Copado Mundo.
ÚLTIMOS 5 JOGOS DE CADA SELEÇÃO
Japão: DVVVV
Noruega: DEDEV
Provável escalação do Japão: Ayaka Yamashita; Hana Takahashi, Saki Kumagai e Moeka Minami; Risa Shimizu, Fuka Nagano, Honoka Hayashi e Hina Sugita; Hinata Miyazawa e Riko Ueki; Hikaru Naomoto. Técnico: Futoshi Ikeda.
Provável escalação da Noruega: Aurora Mikalsen; Thea Bjelde, Maren Mjelde, Mathilde Hauge Harviken e Frida Maanum; Roman Sophie Haug, Tuva Hansen e Vilde Boe Risa; Guro Reiten, Caroline Graham Hansen e Emilie Haavi. Técnica: Hege Riise.