Olimpia, do Paraguai, e Flamengo se enfrentam, na noite desta quinta-feira (10), às 21h (de Brasília), em Assunção, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Na ida, os rubro-negros venceram por 1 a 0 e agora jogam pelo empate para avançar. Em caso de vitória do Olimpia por um gol de diferença, a disputa pela classificação será nos pênaltis. Se o time paraguaio ganhar por 2 ou mais gols de diferença, avança diretamente. O vencedor do duelo irá enfrentar o Fluminense nas quartas de final.
POR QUE APOSTAR NO OLIMPIA
- Joga em casa, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, com o apoio de sua torcida.
- Como mandante, na atual Libertadores, tem 3 vitórias em 3 jogos, com 100% de aproveitamento. Ganhou de Patronato-ARG (1 a 0), Atlético Nacional-COL (3 a 0) e Melgar-CHI (4 a 1).
- Como mandante no torneio, marcou 8 gols e sofreu apenas um, com média de 2,67 gols marcados por partida e apenas 0,33 gol/jogo sofrido.
- Chega animado pela primeira vitória o técnico Francisco Arce no comando. No último domingo, mesmo com uma equipe mista, venceu por 5 a 3 o Guaraní, pelo Campeonato Paraguaio.
- Arce repetirá a mesma equipe que enfrentou o Flamengo no Rio de Janeiro e perdeu por apenas 1 a 0.
- Apesar do momento instável nas competições locais, o time passou invicto a 1ª fase da Libertadores, com 4 vitórias e 2 empates em 6 jogos, ficando em primeiro no Grupo H, com 14 pontos.
- O Flamengo não fez uma primeira fase primorosa na Libertadores, ficando na segunda colocação do grupo A, com 11 pontos em 6 jogos (3V-2E-1D).
- O clube carioca ainda não venceu fora de casa na atual edição da Libertadores. Foram três jogos com dois empates e uma derrota.
- O Flamengo vem de derrota vexatória no domingo, em Cuiabá, onde perdeu de 3 a 0 para o time da casa, pelo Brasileirão.
- O clube carioca tem o desfalque de Pulgar para o jogo de hoje. Apesar da boa colocação nas competições que disputa, o Flamengo vive fase de instabilidade por atritos entre o atacante Pedro e a comissão técnica.
POR QUE APOSTAR NO FLAMENGO
- Tem um dos melhores elencos da América do Sul, com estrelas como Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gerson, Bruno Henrique etc.
- Jorge Sampaoli terá cinco reforços em relação aos desfalques do domingo. Gabigol e Arrascaeta voltam de suspensão, Léo Pereira e Filipe Luís estão recuperados de lesão, e Fabrício Bruno, que havia sido poupado, está de volta aos relacionados.
- O Fla aposta em Gabigol, um dos principais jogadores e artilheiros do time no ano, com 19 gols e 4 assistências em 41 jogos disputados na temporada. O atacante marcou 2 gols nesta edição da Libertadores e ambos foram anotados como visitante.
- Antes de perder para o Cuiabá, no final de semana, o Fla tinha uma invencibilidade de 11 partidas.
- O Flamengo tem apenas duas derrotas nos últimos 23 jogos.
- Está muito bem classificado no Brasileirão, em que ocupa a vice-liderança, com 31 pontos em 18 jogos (9V-4E-5D). Só fica atrás do Botafogo, que faz campanha irretocável.
- Já está com um pé na final da Copa do Brasil pois bateu o Grêmio fora de casa por 2 a 0 no jogo de ida da semifinal.
- É o atual campeão da Libertadores: venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na finalíssima de 2022.
- O Olimpia não terá Derlis González, ex-Santos e principal nome do elenco, que está lesionado. Além dele, segue sem o goleiro Gastón Olveira, que fraturou o antebraço direito na derrota para o Resistencia, pelo Campeonato Paraguaio.
- Antes de vencer domingo seu primeiro jogo desde que voltou ao clube, Arce tinha duas derrotas e um empate como técnico do Olimpia nessa sua segunda passagem pelo clube.
- O Olimpia já foi eliminado da Copa do Paraguai, pelo CS San Lorenzo, na disputa de pênaltis, após empate em 0 a 0.
- Em todo o histórico do confronto, Flamengo e Olimpia se enfrentaram em 17 oportunidades, e o Rubro-Negro venceu 8 partidas, contra 4 dos paraguaios, e 5 empates.
- No quesito gols, a disputa também é vantajosa para o Flamengo, que marcou em 30 oportunidades contra 20 gols do Olimpia.
- A última vez em que as equipes se enfrentaram foi em 2021, quando o Fla goleou o adversário nas duas partidas pela Libertadores. No duelo de ida, em Assunção, atropelou por 4 a 1. Na volta, no Maracanã, 5 a 1.
SE FOR PARA OS PÊNALTIS
- Desde 2019, o Flamengo participou de nove disputas por pênaltis, com 5 triunfos contra 4 derrotas.
- A última vitória, e mais memorável, foi contra o Corinthians, na decisão do título da Copa do Brasil 2022. Na ocasião, Rodinei foi o responsável por converter a cobrança que deu o troféu ao Rubro-Negro.
- A derrota mais recente nos pênaltis aconteceu na atual temporada, em fevereiro, pela Recopa Sul-Americana. Sob o comando de Vitor Pereira, o Flamengo enfrentou o Independiente Del Valle. Herói do Fla na prorrogação, Arrascaeta desperdiçou uma das cobranças, enquanto o time equatoriano converteu todos os pênaltis e garantiu o título.
MERCADO DE GOLS
- Como mandante na Libertadores, o Olimpia marcou oito gols e sofreu apenas um, com média de 2,67 gols marcados por partida e apenas 0,33 gol/jogo sofrido.
- Como visitante na Libertadores, o Flamengo marcou 3 gols e sofreu 4 em três jogos, com média de um gol marcado por partida e 1,33 gol sofrido por jogo.
- Gabigol é um dos principais jogadores e artilheiros do Rubro-Negro no ano, com 19 gols e 4 assistências em 41 jogos disputados na temporada. O atacante marcou 2 gols nesta edição da Libertadores e ambos foram anotados como visitante.
Provável escalação do Olimpia: Espínola; Alejandro Silva, Romaña, Gamarra e Zabala; Ortiz, Marcos Gómez, Fernando Cardozo e Iván Torres; Hugo Fernández e Walter González. Técnico: Francisco Arce
Time provável do Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Allan, Gerson (Victor Hugo), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli