Nesta quarta-feira (15), Borussia Dortmund e Chelsea se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League. A partida acontece em Dortmund, na Alemanha, a partir das 17h (horário de Brasília). O jogo da volta está marcado para 7 de março, no estádio Stamford Bridge, em Londres.
O Borussia conseguiu a classificação ao mata-mata da Champions após ficar na 2ª colocação do grupo G, com 9 pontos (2 vitórias, 3 empates e uma derrota), em chave com Manchester City, Sevilha e Copenhagen. Já o Chelsea finalizou na primeira colocação do grupo E, com 13 pontos (4 vitórias, 1 empate e uma derrota) jogando contra Milan, RB Salzburg e Dinamo Zagreb.
Curiosamente, este é o primeiro confronto entre eles pela Champions. O Borussia venceu o torneio na temporada 1996/97, enquanto o Chelsea tem dois títulos, em 2011/12 e 2020/21.
POR QUE APOSTAR NO BORUSSIA
- O jogo acontece no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund, casa do Borussia, cuja torcida é famosa por seu fanatismo. É nesse estádio que os torcedores promovem o famoso “Muro Amarelo” para apoiar e empurrar seu time.
- O Borussia vive fase muito boa, com 6 vitórias consecutivas em partidas oficiais. Está 100% nos jogos neste ano. Com isso, o time ocupa a terceira colocação da Bundesliga, o Campeonato Alemão, com 40 pontos (13 vitórias, 1 empate e 6 derrotas). Está somente a 3 pontos do líder, o Bayern de Munique.
- A equipe sabe aproveitar muito bem o fator casa, tanto que vem de 10 partidas sem perder como mandante, com 7 vitórias e 3 empates.
- Além de estar bem na Bundesliga, o Borussia também avançou às quartas de final da Copa da Alemanha, após bater o Bochun por 2 a 1, fora de casa.
- O rival desta terça passa por momento instável, com apenas uma vitória nas últimas 8 partidas (sendo mais 4 empates e 3 derrotas). A equipe está apenas na 10ª posição da Premier League
- Além da colocação intermediária no Campeonato Inglês, o Chelsea já foi eliminado da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa na atual temporada. O time vem de 3 empates seguidos, contra West Ham, Fulham e Liverpool.
- Sem grandes nomes individuais, o Borussia tem como ponto forte o entrosamento e o jogo coletivo.
- O time conta com seu principal reforço, o marfinense Sebastien Haller, de 28 anos, adquirido junto ao Ajax. Recuperado de um tratamento de câncer, ele participou dos 5 jogos do time pela Bundesliga neste ano e anotou um gol, além de uma assistência.
- Devido ao excesso de reforços, o técnico do Chelsea, Graham Potter teve de fazer cortes na lista de inscritos para disputar a Champions. E um dos cortados foi o atacante gabonês Aubameyang, que havia atuado em todas as seis partidas da fase de grupos, tendo feito 2 gols e dado uma assistência.
POR QUE APOSTAR NO CHELSEA
- Apesar da má fase, o time londrino conta com um elenco de grandes nomes e que podem individualmente decidir o jogo.
- O Chelsea foi o clube que mais investiu em toda a Europa na janela de transferências da virada de ano. Gastou inacreditáveis 610 milhões de euros (cerca de R$ 3,3 bilhões) em contratações. Sozinho, gastou mais do que todos os clubes das ligas de Espanha, França e Portugal.
- Entre suas aquisições, a mais relevante foi a do argentino Enzo Fernández (foto), meia que era do Benfica e foi campeão mundial com a Argentina na Copa do Catar. Somente nele, o clube londrino investiu 121 milhões de euros (cerca de R$ 666 milhões), na contratação mais cara da história do futebol inglês.
- Além de Enzo Fernández, o Chelsea também adquiriu Mudryk, atacante ex-Shakhtar Donetsk, o zagueiro Badiashile, ex-Monaco, e pagou alto pelo empréstimo do português João Félix, do Atlético de Madrid. O brasileiro Andrey Santos, cria do Vasco da Gama e campeão sul-americano com a Seleção Brasileira Sub-20, também foi contratado.,
- Foram até aqui duas partidas com todos os reforços juntos, com dois empates, mas certamente a equipe vai melhorar seu entrosamento com o tempo.
- Mesmo em ótima fase, o Borussia sofreu 6 gols nos últimos 6 jogos, então é uma equipe que pode ser vazada
Provável Escalação do Borussia
Morey e Wolf estão no departamento médico, e vão desfalcar a equipe. Uma provável escalação do Borussia Dortmund tem: Kobel, Ryerson, Sule, Schlotterbeck, Guerreiro, Brandt, Reus, Can, Bellingham, Reyna e Moukouko.
Provável Escalação do Chelsea
Há muitos desfalques como: Aubameyang, Badiashile, Broja, Kante, Mendy e Pulisic, que estão lesionados, enquanto Fofana, Kovacic, Sterling e Zakaria serão reavaliados.
Uma provável escalação do Chelsea tem: Kepa, Reece James, Thiago Silva, Azpilicueta, Cucurella, Enzo Fernandez, Loftus-Cheek, Madueke, João Felix, Mudryk e Havertz.
PARA APOSTAR NESSE JOGO E TORCER COM MAIS EMOÇÃO, CLIQUE AQUI