No estádio Independência, em Belo Horizonte, América-MG e Corinthians iniciam às 21h30 desta quarta (5) o duelo de quartas de final da Copa do Brasil. A partida de volta está marcada para o sábado, dia 15, às 16h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. O gol qualificado não é critério de desempate nesta edição da Copa do Brasil. Quem se classificar vai encarar o vencedor do confronto entre Palmeiras e São Paulo na semifinal. Os dois times estão mal no Brasileirão: o Coelho é o vice-lanterna, com 9 pontos, e o Timão está na borda do Z4, em 16º, com 12 pontos. A Copa do Brasil pode ser a salvação, mas qual dos dois vai se salvar?
POR QUE APOSTAR NO AMÉRICA-MG
- Joga em casa, no estádio Independência, com o apoio de sua torcida. Como mandante, o América-MG tem 100% de aproveitamento pela Copa do Brasil
- Chega animado pela boa recuperação diante do Atlético-MG no último jogo do Brasileirão: perdia por 2 a 0 e foi buscar o empate.
- A boa atuação do time no segundo tempo da partida contra o Galo deve render titularidade ao lateral Marlon, improvisado na direita, e ao centroavante Gonzalo Mastriani.
- Everaldo e Pedrinho, registrados no BID, também poderão ser utilizados pelo técnico Vagner Mancini.
- Na Copa do Brasil, o time vem disputando desde a primeira fase e superou Tocantinópolis, Santa Cruz e Nova Iguaçu. Nas oitavas de final, eliminou o forte Internacional, nos pênaltis.
- Enquanto a campanha do Corinthians nesta Copa do Brasil é de duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos, com quatro gols marcados e quatro sofridos, o América-MG tem quatro vitórias, um empate e uma derrota, com 12 gols marcados.
- O Coelho busca vaga à semifinal para igualar a campanha de 2020, a melhor de sua história, quando caiu diante do Palmeiras, que acabou campeão em cima do Grêmio.
- O Corinthians vem de derrota, em casa, para o Red Bull Bragantino, no Brasileirão, competição em que a equipe flerta com a zona do rebaixamento.
- Na Copa do Brasil, o Corinthians vem mal como visitante: perdeu para Remo (3ª fase) e Atlético-MG (oitavas de final) como visitante, mas conseguiu as duas classificações em casa. Além disso, a campanha do Corinthians como visitante no ano tem onze derrotas, o que representa 61% das partidas que fez fora de casa
- O América-MG derrotou o Corinthians no último encontro entre eles, há cerca de um mês (3 de junho). Pelo 1º turno do Brasileirão, o Coelho anotou 2 a 0 em partida realizada no mesmo estádio Independência, em Belo Horizonte.
- O Coelho não perde para o Timão há quatro jogos.
POR QUE APOSTAR NO CORINTHIANS
- O time tem a chance de ‘virar a chave’, esquecendo a fraca campanha no Brasileirão e focando no torneio em que está a dois jogos de uma semifinal.
- O técnico Vanderlei Luxemburgo terá várias novas opções: Adson, Bruno Méndez, Cantillo, Pedro e Fausto Vera, que não enfrentaram o Bragantino no último jogo.
- O meia Renato Augusto volta de lesão e também está relacionado, mas a tendência é que entre na etapa final.
- Na Copa do Brasil, a campanha do Corinthians vem sendo marcada pela superação. O Timão passou pelo Remo na 3ª fase e Atlético-MG nas oitavas de final. Em ambos os confrontos, perdeu a ida por 2 a 0, mas igualou o resultado em São Paulo e levou a melhor nos pênaltis.
POR QUE APOSTAR NO EMPATE
- Com 25 partidas disputadas, o histórico dos confrontos entre Corinthians e América-MG é bem equilibrado, apontando leve vantagem corintiana. O duelo atualmente conta com nove vitórias do Corinthians, oito empates e oito vitórias do América-MG.
- Foram 11 jogos entre as duas equipes no estádio Independência até aqui, com total equilíbrio: 4 vitórias do América-MG, 3 vitórias do Corinthians e 4 empates.
MERCADO DE GOLS
- Pela Copa do Brasil, o Corinthians marcou em metade dos quatro jogos que fez até aqui;
- O América-MG, pela Copa do Brasil, marcou gols em todos os jogos disputados;
- O Coelho sofreu gols em metade dos duelos pela Copa do Brasil;
- Em quatro partidas disputadas pelo Corinthians pela competição, o clube ou o time adversário passaram em branco.
- Ao longo da temporada, a equipe do Parque São Jorge balançou a rede dos adversários em apenas seis dos 18 jogos como visitante.
Time provável do América-MG: Mateus Pasinato; Marlon, Éder, Iago Maidana (Wanderson) e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho, Martínez e Benítez; Everaldo (Felipe Azevedo) e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini
Time provável do Corinthians: Cássio, Fagner (Bruno Méndez), Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon (Gabriel Moscardo) e Ruan Oliveira (Adson); Biro (Wesley), Róger Guedes e Felipe Augusto (Yuri Alberto). Técnico: Vanderlei Luxemburgo