Juventus e Sevilla disputam nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), o primeiro jogo da semifinal da Liga Europa, em Turim, na Itália. A partida de volta está marcada para a próxima quinta (18), em solo espanhol. Na outra semi, Roma e Bayer Leverkusen disputam a outra vaga na decisão. Para chegar às semifinais, a Juve eliminou o Sporting. Já o Sevilla, maior vencedor do torneio, com 6 títulos, passou pelo forte Manchester United. Juve e Sevilla voltam a se enfrentar sete anos após o último duelo entre eles.
POR QUE APOSTAR NA JUVENTUS
- Atuará em casa, no Juventus Stadium, com o apoio da torcida.
- Como mandante, a Juve só perdeu uma das últimas dez partidas. E este revés foi diante do Napoli, que vive temporada fantástica.
- Nos outros nove compromissos, a Juve venceu 7 e empatou 2.
- Além disso, só em duas dessas 10 partidas, o time sofreu mais do que um gol.
- Está invicta na Liga Europa, com 7 vitórias em 7 jogos e 100% de aproveitamento. Como veio da Champions, não disputou a fase de grupos e entrou diretamente na fase 16 avos de final. Superou Nantes, Freiburg e Sporting no trajeto até a semi.
- O ótimo desempenho de Di Maria na Liga Europa. O argentino marcou quatro gols em seis jogos disputados e tem decidido pela equipe italiana na competição. Na fase de 16 avos de final, fez um hat-trick (3 gols) na vitória, fora de casa, sobre o Nantes.
- Leva vantagem no retrospecto histórico desse duelo. Em 4 jogos entre eles, venceu 2, empatou um e perdeu somente um. Todos os duelos aconteceram durante a fase de grupos da Liga dos Campeões. A primeira vez em que as equipes se encontraram foi na temporada 2015/2016. Estavam no grupo D. No jogo de ida, o placar final foi de 2 a 0 para os italianos. Na volta, os espanhóis venceram por 1 a 0. Na edição 2016/2017, pelo grupo H, houve empate em 0 a 0 na Itália, e vitória da Juve por 3 a 1 em Sevilha.
- Já tem 3 títulos de Liga Europa e busca sua quarta conquista.
- É a vice-líder do Campeonato Italiano e vem de 3 partidas sem ser derrotada. No último domingo, bateu a Atalanta por 2 a 0, fora de casa, com gols de Iling-Junior e Vlahovic.
- Além da Juve, outros clubes italianos estão nas fases finais de torneios europeus: a Roma também é semifinalista na Liga Europa (vai enfrentar o Bayer Leverkusen), Inter e Milan fazem semifinal da Liga dos Campeões da Europa, e a Fiorentina pega o Basel na semi da Liga Conferência.
- O Sevilla ainda não venceu fora de casa na atual edição do torneio, nos duelos contra PSV, Fenerbahçe e United.
- Para o jogo desta quinta-feira, o Sevilla não deve contar com o zagueiro Nianzou, que deve ser substituído por Gudelj.
POR QUE APOSTAR NO SEVILLA
- Vem em boa fase, com apenas uma derrota nos últimos 9 jogos.
- Nas quartas de final, eliminou o forte Manchester United sem perder nenhum dos jogos (2 a 2 na Inglaterra e 3 a 0 na Espanha).
- Nas últimas 5 partidas disputadas, foram 4 vitórias e uma derrota apenas.
- É o maior vencedor da Liga Europa, com 6 títulos, todos conquistados depois de 2005. O mais recente foi na temporada 2019/2020. Só para ter uma dimensão do feito, o segundo maior vencedor tem apenas três taças (Juventus, Inter de Milão, Liverpool e Atlético de Madrid).
- Possui time forte, liderado por Ivan Rakitic e Youssef En Nesyri.
- Vem de vitória por 3 a 2 sobre o Espanyol pela La Liga. Os gols do Sevilla foram marcados por Gueye, Ocampos e Bryan Gil.
- No Espanhol, nos últimos seis jogos, o Sevilla venceu cinco partidas e perdeu só uma, contra o Girona, por 2 a 0.
- A Juventus não conquista um grande título no continente desde a Liga dos Campeões de 1995/96.
- Time italiano teve sequencia ruim no mês de abril, com 5 partidas sem vitória, incluindo uma eliminação para a Inter de Milão na Copa da Itália.
- Nas últimas cinco partidas da Juventus, ela sofreu gols em quatro, enquanto o Sevilla só ficou sem marcar em uma de suas últimas cinco.
Prováveis escalações
Juventus: Szczęsny; Danilo, Rugani, Alex Sandro; Cuadrado, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostić; Di María; Vlahović. Técnico: Massimiliano Allegri.
Sevilla: Bounou; Navas, Badé, Gudelj, Acuña; Fernando, Rakitić; Ocampos, Óliver Torres, Lamela; En-Nesyri. Técnico: José Luis Mendilibar.