Pela sexta e última rodada do Grupo C da Libertadores, Palmeiras x Bolívar se enfrentam nesta quinta-feira (29), às 21h (de Brasília), no Allianz Parque. Como as duas equipes já estão classificadas para as oitavas de final, o confronto vale duas coisas: a liderança da chave e a melhor campanha geral da fase de grupos da competição. Palmeiras e Bolívar estão empatados com o mesmo número de pontos (12), com vantagem para os bolivianos no saldo de gols (oito a seis). Dessa forma, um empate dá aos bolivianos o primeiro lugar do grupo. Porém, em caso de empate, nenhum dos dois alcança a primeira colocação no geral. No outro jogo do grupo, o Barcelona e o Cerro Porteño decidem o terceiro lugar para ver quem segue para a repescagem da Copa Sul-Americana.
POR QUE APOSTAR NO PALMEIRAS
- Joga em casa, no Allianz Parque, com o apoio da torcida.
- Verdão tem excelente retrospecto atuando como mandante nas últimas edições da Libertadores.
- Nos últimos anos, o Palmeiras virou bicho papão da Libertadores, com dois títulos seguidos, em 2020 e 2021.
- Se o Palmeiras vencer, garante não só a liderança do Grupo C, como também a geral da Libertadores, podendo decidir todos os mata-matas em casa até o final.
- O time quer voltar a vencer após duas derrotas seguidas (Bahia e Botafogo), algo incomum nos últimos tempos.
- Apesar de ter perdido de 3 a 1 para o Bolívar na estreia da Libertadores, naquela partida o Verdão atuou com um time reserva e ainda teve de jogar na altitude de La Paz.
- O técnico Abel Ferreira poderá contar com o retorno de Gabriel Menino. O volante cumpriu suspensão na derrota para o Botafogo, pelo Brasileirão, e é presença certa contra o Bolívar.
- O Palmeiras aposta bastante em seu zagueiro-artilheiro Gustavo Gómez. Com três gols, o capitão do Verdão e o artilheiro do time no torneio, ao lado de Artur.
- O retrospecto histórico desse duelo é favorável ao Palmeiras. Em cinco duelos entre esses clubes na história, todas elas pela Libertadores, foram 3 vitórias do Verdão e duas do Bolívar. Nesses 5 confrontos, o Palmeiras marcou 11 gols e sofreu 5.
- O Bolívar nunca venceu o Palmeiras no Brasil. Foram dois jogos e duas vitórias do time brasileiro, com oito gols marcados e nenhum sofrido nessas duas partidas.
POR QUE APOSTAR NO BOLÍVAR
- Se o Bolívar vencer, garante não só a liderança do Grupo C, como também a geral da Libertadores, podendo decidir todos os mata-matas em casa.
- O time já superou o Palmeiras nesta atual Libertadores, ao marcar 3 a 1 na primeira rodada da fase de grupos, em 5 de abril, em La Paz.
- Assim como o Verdão, o clube boliviano venceu quatro e perdeu apenas um jogo até agora na Libertadores.
- O Bolívar está invicto há 5 partidas e vem de duas vitórias seguidas (3 a 0 no Real Santa Cruz pelo Campeonato Boliviano, e 2 a 0 no Cerro Porteño na última rodada da atual Libertadores).
- No campeonato boliviano, o clube vive momento bom, brigando pelas primeiras posições. Ao final do primeiro turno, o Bolívar ocupa a 4ª posição. No último fim de semana, superou o Real Santa Cruz por 3 a 0.
- O técnico do Bolívar terá força máxima para a partida desta noite. O time é praticamente o mesmo que derrotou os reservas do Palmeiras na estreia da competição, em La Paz. A grande dúvida do treinador é sobre manter ou não entre os titulares os dois jogadores que estão pendurados: o volante Justiniano e o atacante Ronnie Fernández.
- O Palmeiras chega para o duelo vivendo um raro momento de instabilidade, com duas derrotas (1 a 0 para o Bahia e 1 a 0 para o Botafogo) nas últimas duas partidas e a queda da vice-liderança para o quarto lugar no Campeonato Brasileiro.
- O Verdão terá um importante desfalque nessa partida. O volante Zé Rafael, que vinha em grande fase, sofreu um estiramento no joelho direito e está fora por tempo indeterminado.
- Outros dois jogadores do Palmeiras que vinham sendo titulares neste ano são dúvidas para o jogo: o lateral Marcos Rocha volta de lesão e não deve ser relacionado. O zagueiro Murilo chegou a estar no banco contra o Bahia, mas ficou fora da lista contra o Botafogo. O jogador ainda se recupera totalmente de uma lesão no ombro.
Escalação provável do Pameiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Fabinho (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony.
Escalação provável do Bolívar: Lampe; Bentaberry; Ferreyra, José Sagredo e Roberto Fernández; Justiniano, Chávez e Villamil; Villarroel, Pato Rodríguez e Ronnie Fernández.