A Copa Libertadores está de volta nesta quinta-feira (3) e um dos duelos é entre Flamengo e Olimpia, do Paraguai, pelo jogo de ida das oitavas de final. O pontapé inicial está marcado para às 21h (de Brasília) no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida de volta acontecerá na próxima quinta (10), em Assunção.
POR QUE APOSTAR NO FLAMENGO
- Joga em casa, no Maracanã, com o apoio de sua torcida.
- Chega para este primeiro embate das oitavas de final da Libertadores com uma invencibilidade de dez partidas.
- Vem de apenas uma derrota nos últimos 21 jogos.
- Vive ótimo momento no Brasileirão, em que ocupa a vice-liderança, com 31 pontos em 17 jogos (9V-4E-4D). Só fica atrás do Botafogo, que faz campanha irretocável.
- Vem de vitória por 2 a 1, de virada, fora de casa, sobre o Atlético-MG, obtida no último sábado.
- Arrascaeta foi fundamental na vitória sobre o Galo, marcando um gol de falta e dando assistência para o segundo gol.
- A fase do Flamengo nas Copas é boa: além das oitavas da Libertadores, já está na semi da Copa do Brasil e com um pé na final pois bateu o Grêmio fora de casa por 2 a 0.
- Pela Libertadores, em sua última partida o Flamengo goleou o Aucas (EQU) por 4 a 0, no Maracanã, em partida válida pela última rodada da fase de grupos.
- Possui elenco recheado de estrelas como Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gerson, Bruno Henrique etc.
- É o atual campeão da Libertadores pois bateu o Athletico-PR por 1 a 0 na finalíssima de 2022.
- Tem vantagem sobre o Olimpia no retrospecto histórico desse duelo. Em 16 jogos entre eles, foram 7 vitórias do Fla, 4 do Olimpia e mais 5 empates. O Rubro-Negro marcou 29 gols e sofreu 20 nesse período.
- O Fla aposta bastante no faro de gol do atacante Gabigol. Ele marcou 3 gols nos últimos 6 jogos e é o vice-artilheiro do time nessa Libertadores, com dois gols anotados.
- Olímpia chega para o confronto no Maracanã com uma sequência negativa de cinco partidas sem vencer (três derrotas e dois empates), sendo quatro pelo campeonato nacional e uma pela copa paraguaia.
- Atualmente, o Olimpia é o 11º colocado da tabela de classificação do torneio Clausura do Paraguai, com apenas 1 (um) ponto. Em 4 jogos, foram 3 derrotas e um empate.
- O time paraguaio vem de empate com o frágil Sportivo Trinidense, por 1 a 1, fora de casa, em jogo válido pelo Clausura. Antes disso, perdeu por 2 a 1, de virada, para o Nacional, mesmo atuando em casa.
- O Olimpia também foi eliminado da Copa do Paraguai, pelo CS San Lorenzo, na disputa de pênaltis, após empate em 0 a 0.
- O clube paraguaio tem um grande desfalque para o jogo contra o Flamengo: o goleiro Gastón Olveira, que fraturou o antebraço direito na derrota para o Resistencia, pelo Campeonato Paraguaio.
POR QUE APOSTAR NO OLIMPIA
- Foi no Brasil que obteve a maior conquista de sua história, ao bater o São Caetano na final da Libertadores de 2002.
- É comandado por um ex-jogador que atuou muitos anos no Brasil, o ex-lateral Arce, do Palmeiras.
- Apesar do momento ruim nas competições locais, o time está invicto na Libertadores. São quatro vitórias e dois empates, passando em primeiro do Grupo H, com 14 pontos.
- A última vitória do Olimpia foi justamente pela Libertadores, na goleada de 4 a 1 sobre o Melgar, do Peru.
- O Flamengo não fez uma primeira fase primorosa na Libertadores, ficando na segunda colocação do grupo A, com 11 pontos em 6 jogos (3V-2E-1D).
- Pode se aproveitar do momento conturbado do Flamengo, por conta do conflito causado após a agressão de Pablo Fernández, ex-preparador físico, em Pedro. Com isso, o jogo contra o Olimpia ficou em segundo plano.
- O Flamengo não poderá contar com Pedro, suspenso por ato de indisciplina. Além dele, outro desfalque é Pulgar, que se recupera de lesão na coxa direita.
Provável time do Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia (Allan), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Provável time do Olimpia: Espinola, Silva, Romaña, Gamarra, Zabala, Cardozo, Gómez, Ortiz, Tito Torres, W. González (Facundo Bruera) e Fernández.