A Copa Sul-Americana terá mais um duelo entre brasileiros e argentinos nesta quinta (3). O San Lorenzo enfrenta o São Paulo pelo jogo de ida das oitavas de final, a partir das 19h (de Brasília), em Buenos Aires. O Tricolor avançou direto para as oitavas após terminar na primeira colocação do Grupo D, com 16 pontos, tendo também a melhor campanha da primeira fase geral da Sul-Americana. Já o San Lorenzo teve de disputar os playoffs após ficar em segundo no grupo H, atrás do Fortaleza. Já nos playoffs, passou pelo Independiente Medellín com duas vitórias. O técnico Dorival Júnior pode ter uma novidade no time titular para o duelo contra os argentinos. Jonathan Calleri, que estava em recuperação de dores na coxa, treinou normalmente com os companheiros e viajou para a Argentina. O atacante se lesionou na ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Quem avançar de São Paulo x San Lorenzo pega nas quartas de final o ganhador do duelo entre Nublense e LDU Quito.
POR QUE APOSTAR NO SAN LORENZO
- Joga em casa, no estádio Nuevo Gasometro, e terá o apoio de sua torcida.
- Passou pelo Independiente Medellín, com duas vitórias, nos play-offs da Sul-Americana. Fez 1 a 0 fora e ganhou por 2 a 0 em casa.
- O técnico Insúa deve manter a base do time que passou pelo Independiente Medellín na fase anterior.
- O time terminou o campeonato argentino na terceira posição, com 46 pontos, atrás do River Plate, campeão, e do vice, Talleres. Foram 12 vitórias, 10 empates e 5 derrotas.
- Na Copa da Argentina, o time avançou após vencer o Platense nos pênaltis.
- O San Lorenzo aposta em seu artilheiro paraguaio Adam Bareiro, que tem 5 gols em 7 jogos nesta Sul-Americana, empatado como o terceiro maior goleador do torneio. Contudo, 3 desses gols foram de pênalti.
- No retrospecto histórico desse duelo, em seis partidas entre eles, o mandante sempre venceu (veja abaixo).
- O San Lorenzo foi campeão na primeira edição da Sul-Americana, em 2002.
- O São Paulo não vence há três partidas, na pior sequência desde a chegada de Dorival Júnior - perdeu para Cuiabá e Corinthians e empatou com o Bahia.
- Nessa fase da competição, o Tricolor ainda não terá os principais reforços da temporada, o já apresentado James Rodríguez e o atacante Lucas Moura, anunciado na última quarta-feira. Eles só serão inscritos nas quartas de final, caso o São Paulo avance.
- Gabi Neves, com uma fratura na costela, e Erison, com dores na coxa esquerda, também são desfalques no lado tricolor.
POR QUE APOSTAR NO SÃO PAULO
- Time terá a volta de Luciano, que estava suspenso e não enfrentou o Bahia no empate em 0 a 0, domingo, pelo Brasileirão.
- O artilheiro do time, Jonathan Calleri, que estava em recuperação de dores na coxa, treinou normalmente com os companheiros e viajou para a Argentina.
- O clube entra em campo animado pelas recentes contratações do colombiano James Rodríguez e de Lucas Moura, que ainda não foram inscritos no torneio.
- O São Paulo inicia o mata-mata após a fazer a melhor campanha geral na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o que lhe dá a vantagem de disputar as partidas de volta em casa até as semifinais - a final será em jogo único, em Montevidéu.
- O São Paulo busca conquistar novamente o título desse torneio continental, que venceu em 2012.
- Os argentinos não vencem há 3 partidas: foram derrotados por Argentinos Juniors e Tigre, e empataram com o Platense.
- O San Lorenzo terminou a fase de grupos na segunda colocação, com oito pontos, atrás do Fortaleza. O time argentino teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas, e conseguiu a classificação apenas no último jogo, vencendo o Estudiantes de Mérida por 2 a 0
- O clube argentino também não poderá contar com dois novos jogadores, recém-contratados nessa janela de transferências: Auzqui e o atacante Federico Girotti chegaram, mas não houve tempo de inscrevê-los na Sul-Americana.
POR QUE APOSTAR NO EMPATE
- O retrospecto histórico entre São Paulo e San Lorenzo (ARG) é totalmente equilibrado. Foram seis jogos entre as equipes, com três vitórias para cada lado. O São Paulo encarou os argentinos pela extinta Copa Conmebol de 1998 e 1999. Na primeira, venceu por 2 a 1, em casa e perdeu fora de casa por 3 a 2. Já na segunda, goleou por 4 a 1 em casa e perdeu por 1 a 0 fora.
- Os últimos confrontos entre São Paulo e San Lorenzo foram pela Libertadores de 2015. No Morumbi, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Michel Bastos. Já na Argentina, derrota por 1 a 0, com gol de Martín Cauteruccio. Ou seja, nenhum dos clubes venceu o outro fora de casa.
Time provável do San Lorenzo: Augusto Batalla; Rafael Pérez, Gastón Campi, Gastón Hernández; Agustín Giay, Jalil Elías, Gonzalo Maroni, Malcom Braida; Iván Leguizamón, Adam Bareiro e Nahuel Barrios.
Time provável do São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato; Luciano e Calleri (Juan)