Athletico-PR x Corinthians se enfrentam na tarde deste sábado (24) na abertura da 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece a partir das 16h (de Brasília) na Arena da Baixada, em Curitiba.
POR QUE APOSTAR NO ATLETICO-PR
- Joga em casa, na Arena da Baixada, onde está acostumado com o gramado sintético e contará com o apoio da torcida.
- Possui excelente desempenho atuando como mandante: dos 16 pontos conquistados no campeonato, 12 deles foram em casa. Tem retrospecto de 4 vitórias e uma derrota nos 5 jogos atuando como mandante no Brasileirão. Nesses jogos marcou 9 gols e sofreu 5.
- Volta a jogar em casa após duas partidas fora, e quer voltar a vencer após esses dois jogos em vitória no campeonato: empatou em 2 a 2 com o América-MG e perdeu de 2 a 1 do São Paulo.
- Ocupando a 11ª posição na tabela, com 16 pontos, o Furacão quer vencer para subir para a primeira metade da classificação.
- Pelas sólidas campanhas realizadas nos últimos anos, o Furacão já pode ser considerado uma das atuais forças do futebol brasileiro.
- O time está garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores e bateu o Libertad por 1 a 0 na última rodada do torneio.
- O Furacão também está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, após eliminar o Botafogo, líder do Brasileirão, nas oitavas de final.
- Conta com o jovem Vitor Roque, de 18 anos, uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Ele foi um dos destaques da Seleção Brasileira sub-20 e já marcou 11 gols (e 5 assistências) na temporada.
- O técnico interino Wesley Carvalho poderá contar com o retorno de Erick e Canobbio, que ficam à disposição após cumprirem suspensão.
- Apesar da derrota por 2 a 1 para o São Paulo na última rodada, o Athletico-PR teve quase o dobro de finalizações na comparação com o adversário (14 a 8
- Apesar de vir de vitórias, o Corinthians está apenas na 15ª colocação e segue flertando com a zona de rebaixamento.
- Nos últimos 6 jogos fora de casa por variados torneios, o Corinthians perdeu 5 e venceu apenas um.
POR QUE APOSTAR NO CORINTHIANS
- Após ter vencido o Santos por 2 a 0 no clássico paulista na quarta-feira, entra em campo um pouco menos pressionado.
- Timão vai em busca da segunda vitória seguida como visitante para começar a se distanciar da zona de rebaixamento - está em 15º lugar, com 12 pontos (3V-3E-5D).
- A vitória sobre o Santos encerrou um jejum de mais de dois meses sem vencer fora de casa.
- Em relação ao Brasileirão, a vitória na Vila Belmiro rendeu os primeiros três pontos do Timão como visitante. Até então, havia perdido as cinco partidas que realizara fora de casa no campeonato.
- O último confronto entre Corinthians e Athletico-PR aconteceu em 8 de outubro de 2022, pelo Brasileirão-22. Na ocasião, o Timão venceu em casa por 2 a 1, com gols de Balbuena e Roger Guédes.
- Nos últimos 5 jogos entre eles, foram 3 vitórias do Corinthians e dois empates, sem nenhuma vitória do Athletico-PR.
- O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o lateral-direito Fagner, suspenso. Em compensação, Bruno Méndez, que estava com a seleção uruguaia, fica novamente à disposição. Murillo também deve retornar.
- O Athletico-PR passa por momento de transição, e até certo ponto delicado, já que o ex-técnico Paulo Turra foi demitido mesmo com aproveitamento acima de 70%. Quem comanda a equipe mais uma vez é o interino Wesley Carvalho.
- O Furacão terá os desfalques do lateral Fernando, lesionado, e do experiente Fernandinho, que deve seguir ausente.
POR QUE APOSTAR NO EMPATE
- Com 67 partidas disputadas, o histórico dos confrontos entre Corinthians e Athletico-PR aponta uma vantagem corintiana, mas o empate também teve forte ocorrência. O duelo atualmente conta com 26 vitórias do Corinthians, 23 empates e 18 vitórias do Furacão.
ÚLTIMOS 5 JOGOS DE CADA EQUIPE
Athletico-PR: DEVVD
Corinthians: VEDDV
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Athletico-PR: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Vinicius Kauê; Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno; Canobbio (Thiago Andrade), Cuello e Vitor Roque.
Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo (Caetano) e Matheus Bidu; Roni, Maycon, Guilherme Biro, Ruan e Róger Guedes; Yuri Alberto.