Em jogo com portões fechados e sem a presença de torcida, Vasco e Cuiabá se enfrentam nesta segunda-feira (26), às 21h (de Brasília), no estádio Luso-Brasileiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, uma vez que o estádio de São Januário foi interditado pela Justiça devido aos tumultos e conflitos registrados na partida contra o Goiás, na última quinta. Além da interdição de São Januário, o STJD proibiu preventivamente o Vasco de jogar com seus torcedores - dentro e fora de casa - por 30 dias. Com apenas 6 pontos na tabela de classificação, o Vasco já luta para espantar o fantasma do rebaixamento. Quatro vezes rebaixado para a Série B, o clube soma hoje, após 11 rodadas, menos pontos do que em 2008, 2013, 2015 e 2020 (anos em que foi rebaixado). Já a equipe mato-grossense é a primeira fora da zona do rebaixamento, em 16º lugar, com 12 pontos.
POR QUE APOSTAR NO VASCO
- Apesar de atuar sem torcida, o jogo será na Ilha do Governador, no estádio Luso Brasileiro, que o Vasco conhece bem
- O fato de não ter torcida pode ter um efeito positivo, já que não haverá pressão e cobrança durante os 90 minutos.
- O time precisa desesperadamente da vitória para começar a sonhar em sair da zona de rebaixamento.
- Possui uma camisa mais pesada, de maior tradição, do que a do adversário
- O técnico interino William Batista terá à disposição o volante Jair e o zagueiro Robson, que retornam após cumprirem suspensão.
- O Cuiabá não tem um lateral-direito à disposição para a partida. Matheus Alexandre está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Mateusinho está suspenso pelo STJD por envolvimento em caso de manipulação no futebol.
POR QUE APOSTAR NO CUIABÁ
- Antes de ser derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, na última rodada, o Cuiabá vinha de uma série de 4 jogos sem perder.
- Se dentro de casa a campanha do Cuiabá não é boa, a equipe aposta no retrospecto como visitante para se manter fora do Z-4. O time somou 10 pontos dos 18 possíveis fora de casa, um aproveitamento de 55%.
- Para esta partida, o técnico António Oliveira contará com o retorno do artilheiro Deyverson, ausente contra o Bota para cumprir suspensão automática.
- Sem nenhum lateral direito de origem à disposição, a tendência é que Allyson ganhe uma vaga entre os titulares e o time utilize um esquema com três zagueiros. As outras opções são improvisar o lateral-esquerdo PK na função ou promover a entrada do jovem Ricardo Cerqueira, que só atuou por sete minutos neste Brasileirão.
- O Vasco vai ter que lidar com ao menos três desfalques nesta rodada do Campeonato Brasileiro. O time não terá Capasso e Barros, que estão se recuperando de problemas físicos. Mas a maior ausência será a revelação Andrey, que está suspenso. Para piorar, Andrey não atua mais pelo Gigante da Colina, já que seu empréstimo junto ao Chelsea termina no próximo dia 31.
- Em crise, o Vasco vem de derrota de 1 a 0 para o Goiás, em casa, e acumula 10 jogos sem vencer.
- Além disso, o clube carioca vem de seis derrotas seguidas para Goiás (1 x 0), Inter (2 x 1), Flamengo (4 x 1), Fortaleza (2 x 0), São Paulo (4 x 2) e Santos (1 x 0), pior sequência na história do clube pelo campeonato nacional.
- Vasco está na penúltima colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos.
- O técnico Maurício Barbieri não resistiu à má fase e não comandará mais o time. William Batista, treinador da equipe sub-20 assumiu interinamente.
- Vasco ainda não venceu como mandante neste Brasileirão
- Como o estádio de São Januário foi interditado, o Vasco não jogará em sua costumeira casa, nem terá o apoio da torcida.
POR QUE APOSTAR NO EMPATE
- Em toda a história, Vasco e Cuiabá disputaram apenas duas partidas oficiais, e curiosamente ambas terminaram empatadas. Os duelos foram válidos pela 2ª fase da Copa do Brasil de 2015. Houve empate em 1 a 1 no Mato Grosso e nova igualdade, dessa vez em 0 a 0, no Rio de Janeiro. Como havia a regra do gol fora, o Vasco avançou no torneio.
MERCADO DE GOLS
- No Brasileirão o Vasco possui 10 gols marcados e 20 sofridos e vem de uma derrota para o Goiás, por 1 a 0, no Rio de Janeiro
- No Brasileirão, em casa, o Vasco não venceu e tem média de 0,6 gol marcado neste ano: foram 3 gols em 5 jogos;
- Atuando mais avançado, Alex Teixeira tem uma média de 1.5 finalização por jogo, e no último jogo, contra o Goiás, finalizou incríveis 5 vezes.
- No Brasileirão, fora de casa, o Cuiabá tem média de 1 gol por partida: foram seis marcados em seis jogos;
- O Cuiabá marcou 9 e sofreu 15 gols nos onze jogos da Série A.
ÚLTIMOS 5 JOGOS DE CADA EQUIPE
Vasco: DDDDD
Cuiabá: VEVED
Provável escalação do Vasco: Léo Jardim, Pumita, (Robson), Lucas Piton; Matheus Carvalho (Zé Gabriel), Jair, Marlon Gomes, Gabriel Pec, Erick Marcus (Alex Teixeira) e Rayan.
Provável escalação do Cuiabá: Walter; PK (Allyson), Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Wellington Silva e Deyverson.