No encerramento da 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, Goiás x Coritiba se enfrentam nesta segunda-feira (3). O jogo será disputado no estádio da Serrinha, em Goiânia, às 20h (de Brasília). O duelo reúne dois clubes que estão na zona de rebaixamento. Na 17ª colocação, o Goiás soma 11 pontos e tem 3 vitórias, 2 empates e 7 derrotas até aqui no Brasileirão. Lanterna do Brasileirão, o Coritiba tem apenas quatro pontos.
POR QUE APOSTAR NO GOIÁS
- Joga em casa, no estádio da Serrinha, e contará com o apoio de seu torcedor.
- O Goiás vem de classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, bateu o Santa Fe, da Colômbia, por 2 a 1 e garantiu a primeira posição do Grupo G, indo direto ao mata-mata das oitavas de final.
- Poupados na escalação titular na última quarta-feira, os laterais Maguinho e Sander, e o atacante Matheus Peixoto estão de volta à equipe. Eles devem retornar nas vagas de Bruno Santos, Hugo e Diego Gonçalves.
- O time é comandado pelo técnico português Armando Evangelista, de 49 anos, e é mais um da safra de treinadores portugueses que estão se dando bem em território nacional.
- O time vem de duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos – dois pela Sul-Americana e três pelo Brasileirão.
- O Goiás aposta bastante em seus principais destaques: o lateral Sander (32 anos, ex-Sport), o meia argentino Julian Palacios (24 anos, ex-San Lorenzo), o volante Zé Ricardo (24 anos, ex-Fluminense) e o goleiro Tadeu (31 anos, formado na base do Coritiba).
- O Coritiba vive a maior crise de resultados de sua história: 18 jogos sem vencer em mais de quatro meses. O time ainda não venceu no atual Brasileirão.
- Com quatro pontos, o Coxa é o lanterna da classificação e já tem uma diferença de oito pontos para o primeiro time fora do Z4.
- Na última rodada, a equipe foi goleada por 5 a 1 para o Grêmio, que culminou em desabafo do técnico Antônio Carlos Zago e sua demissão.
POR QUE APOSTAR NO CORITIBA
- Terá a estreia do auxiliar-técnico Thiago Kosloski como treinador interino, comandando a equipe principal pela primeira vez. Ele substitui Antônio Carlos Zago, demitido na última terça-feira.
- Outra esteia será do lateral-direito Diogo Batista, 19 anos, revelado na base, que vai fazer sua primeira partida como profissional. Ele substitui Natanael, suspenso. Outra opção seria Marcos Vinícius, que veio do Maringá, por empréstimo.
- Com Kosloski, o time deixará de atuar num esquema com 3 zagueiros e vai adotar o 4-1-4-1, com o destro Kuscevic e o canhoto Thiago Dombroski na zaga. Assim, Jean Pedroso e Bruno Viana ficam no banco.
- Andrey será o único volante. Marcelino Moreno e Matheus Bianqui devem jogar centralizados na linha de quatro, com bastante liberdade ofensiva, mas com suas obrigações defensivas. Robson (direita) e Alef Manga (esquerda) seguem como extremos. Zé Roberto é o centroavante.
- Pelo Brasileirão, o Goiás vem de derrota para o Bragantino por 2 a 0 na rodada passada e também está na zona da degola com apenas 11 pontos.
MERCADO DE FALTAS
- Goiás x Coritiba é o duelo de time que mais cometem faltas no Brasileirão 2023, segundo dados do WhoScored. O Goiás tem média de 17,0 por jogo e o Coxa fica em segundo lugar desse ranking, com 16,6, empatado com o Palmeiras.
- Outra curiosidade é que o Goiás também é a equipe mais sofre faltas na Série A, com 18,6 por partida. Já o Coritiba é o 9º colocado nesse ranking, com 14,2.
MERCADO DE GOL
- O Goiás tem dez gol marcados (média de 0,83 por jogo) e 20 sofridos (1,67 por partida) neste Brasileiro.
- Como mandante, o Goiás marca em média 1,4 gol e sofre dois por partida. Já o Coritiba tem um gol marcado e, ao menos, três sofridos, como visitante. O Coxa sofreu três gols ou mais em quatro partidas de cinco que jogou fora.
- No Brasileirão, o Coritiba marcou 12 gols (média de 0,75) e sofreu 26 (2,17 por duelo).
- As defesas mostram alta fragilidade e indicam que haverá facilidade para ambas as equipes marcarem, sem contar que o time goiano tem um número mais interessante no ataque e tende a balançar a rede do adversário mais de uma vez.
- Das 42 vezes em que se enfrentaram, o Goiás marcou dois gols ou mais em metade delas.
- Em 19 jogos entre ambos, o total de gols foi igual ou superior a três.
Provável escalação do Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Willian Oliveira e Guilherme Marques (Morelli); Palacios, Matheus Peixoto e Matheusinho. Técnico: Armando Evangelista
Provável escalação do Coritiba: Gabriel Vasconcelos; Diogo Batista, Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson; Andrey, Matheus Bianqui e Marcelino Moreno; Robson (Kaio César), Alef Manga e Zé Roberto. Técnico: Thiago Kosloski