Polônia e Alemanha se enfrentam nesta sexta-feira (16), a partir das 15h45 (de Brasília), em Varsóvia, em jogo amistoso. Anfitriã da próxima edição de Euro, a Alemanha não precisa disputar as Eliminatórias e tem usado os períodos de Data Fifa para jogar partidas amistosas. Já a Polônia está disputando as Eliminatórias da Euro, mas folga nessa terceira rodada e volta a jogar dia 20.
POR QUE APOSTAR NA POLÔNIA
- Joga em casa, na arena PGE Narodowy, em Varsóvia, com o apoio de sua torcida.
- Como está disputando as Eliminatórias da Euro, vem em ‘modo competição’. Tanto que na próxima terça-feira (20), vai enfrentar a Moldávia, fora de casa, pela quarta rodada da eliminatória.
- Em março, a Polônia perdeu para a República Tcheca por 3 a 1 em sua estreia nas Eliminatórias da Euro, mas se recuperou e venceu a Albânia por 1 a 0 na segunda rodada.
- Está na vice-liderança do grupo E das Eliminatórias da Euro, que tem a República Tcheca na liderança, com 4 pontos, seguida da Polônia (3), Moldávia (2), Ilhas Faroe (1) e Albânia (0).
- A seleção polonesa é comandada pelo experiente técnico português Fernando Santos, que já disputou Copa do Mundo.
- Eliminada na fase de grupos nas duas últimas Copas do Mundo (Rússia-18 e Catar-22), a Alemanha vive um momento de reformulação e precisa se reinventar.
- Enquanto os alemães foram eliminados na fase de grupos da Copa do Catar-22, a Polônia foi até as oitavas de final, em que foi superada pela vice-campeã França por 2 a 1.
- Além da decepcionante campanha na Copa do Catar, os alemães ficaram de fora da segunda fase da Liga das Nações da Europa.
POR QUE APOSTAR NA ALEMANHA
- Com a vaga garantida na Euro 2024 por ser o país sede, pode fazer bons amistosos. No próximo dia 20 enfrentará a Colômbia, e já tem agendado duelos contra Japão (9 de setembro), França (12 de setembro) e Estados Unidos (14 de outubro).
- Em seu último jogo, no amistoso contra a Ucrânia, disputado na segunda-feira (12), em Bremen, o time comandado por Hansi Flick mostrou poder de reação. Chegou a estar perdendo por 3 a 1, mas foi buscar o empate no fim da partida.
- A Alemanha aposta bastante em Niclas Füllkru. Com 16 gols em 28 jogos, ele se destacou como artilheiro da Bundesliga 22/23 ao lado de Nkunku, e tem se revelado uma grata surpresa na seleção. Com quatro gols nos últimos três amistosos, se apresenta como excelente aposta para marcar a qualquer momento durante o jogo.
- Na fase de grupos da Copa do Catar-22, a Polônia teve apenas uma vitória (sobre a Arábia Saudita), além de um empate (México) e uma derrota (Argentina).
- Com uma vitória de 2 a 0 sobre o Peru, os alemães iniciaram 2023 bem, mas perderam para a Bélgica, por 3 a 2, em março e ficaram no empate em 3 a 3 com a Ucrânia no último dia 12.
- Contra a Ucrânia, a Alemanha atingiu sua milésima partida. No retrospecto geral tem 578 vitórias, 208 empates e 214 derrotas desde 1908, quando atuou pela primeira vez (contra a Suíça).
- As duas seleções se enfrentaram 21 vezes na história, com números amplamente favoráveis aos alemães. Foram 13 vitórias da Alemanha, uma da Polônia e outros sete empates. A Alemanha marcou 34 gols nessas partidas contra 12 dos poloneses.
CONVOCADOS DA POLÔNIA
Goleiros: Bartłomiej Drągowski (Spezia, Itália), Łukasz Skorupski (Bologna, Itália), Wojciech Szczęsny (Juventus, Itália);
Defensores: Jan Bednarek (Southampton, Inglaterra), Bartosz Bereszyński (Napoli, Itália), Tomasz Kędziora (PAOK, Grécia), Jakub Kiwior (Arsenal, Inglaterra), Arkadiusz Reca (Spezia, Itália), Mateusz Wieteska (Clermont Foot, França), Przemysław Wiśniewski (Spezia, Itália);
Meias: Krystian Bielik (Birmingham City, Inglaterra), Ben Lederman (Raków Częstochowa), Karol Linetty (Torino, Itália), Mateusz Łęgowski (Pogoń Szczecin), Bartosz Slisz (Legia Warsaw), Damian Szymański (AEK Athens, Grécia), Sebastian Szymański (Feyenoord, Holanda), Piotr Zieliński (Napoli, Itália);
Atacantes: Przemysław Frankowski (RC Lens, França), Jakub Kamiński (VfL Wolfsburg, Alemanha), Robert Lewandowski (Barcelona, Espanha), Arkadiusz Milik (Juventus, Itália), Michał Skóraś (Lech Poznań), Karol Świderski (Charlotte FC, Estados Unidos), Nicola Zalewski (AS Roma, Itália).
CONVOCADOS DA ALEMANHA
Goleiros: Bernd Leno (Fulham, Inglaterra), Marc-Andre ter Stegen (Barcelona, Espanha), Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt);
Defensores: Robin Goossens (Internazionale, Itália), Malik Tschau (Milan, Itália), Antonio Rüdiger (Real Madrid, Espanha), Thilo Koerer (West Ham, Inglaterra), Matthias Ginter (Freiburg), Benjamin Henriques, Lucas Klostermann e David Raum (todos do Leipzig), Niko Schlotterbeck e Marius Wolff (Borussia Dortmund);
Meias: Ilkay Gundogan (Manchester City, Inglaterra), Kai Havertz (Chelsea, Inglaterra), Leon Goretzka, Joshua Kimmich, Leroy Sane e Jamal Musiala (Bayern de Munique), Julian Brandt e Emre Can (Borussia Dortmund), Jonas Hoffmann (Borussia Monchengladbach), Niklas Füllkrug (Werder Bremen), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen);
Atacantes: Kevin Schade (Freiburg), Timo Werner (Leipzig).
FICHA TÉCNICA
Polônia x Alemanha
Data e horário: 16/06/2023, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Varsóvia (POL)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
POLÔNIA (Técnico: Fernando Santos)
Szczesny; Bereszynski, Bednarek, Wieteska e Kiwior; Swiderski, Linetty e Zielinski; Frankowski, Lewandowski e Zalewski.
ALEMANHA (Técnico: Hansi Flick)
Ter Stegen; Klostermann, Ginter e Rüdiger; Wolf, Kimmich, Musiala, Goretzka e Raum; Havertz e Fullkrug.
PARA APOSTAR NESSA PARTIDA, CLIQUE AQUI