Islândia e Portugal se enfrentam nesta terça-feira (20) em partida válida pela 4ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa-24. O duelo acontecerá às 15h45 (de Brasília), em Reykjavík, na Islândia. As duas equipes fazem parte do grupo J, que tem a liderança de Portugal, com 9 pontos, seguida de Eslováquia (7), Luxemburgo (4), Bósnia e Islândia (3) e Liechtenstein (nenhum ponto). Os dois primeiros se classificam para a Euro-24, a ser disputada na Alemanha.
POR QUE APOSTAR NA ISLÂNDIA
- Jogará em casa, no estádio Laugardalsvollur, na capital islandesa, e contará com o apoio de sua torcida.
- Como a tendência é que os portugueses terminem as Eliminatórias na liderança do grupo, a Islândia precisa da vitória pois, em teoria, briga pelo segundo lugar com Eslováquia, Luxemburgo e Bósnia.
- Aplicou uma goleada de 7 a 0 sobre Liechtenstein, fora de casa, em sua única vitória até aqui nas Eliminatórias.
- O técnico Age Hareide tem todos os jogadores à disposição para a partida de hoje.
- O trabalho ofensivo da Islândia conta com bons números e a seleção passou em branco apenas na estreia contra a Bósnia
POR QUE APOSTAR EM PORTUGAL
- A última derrota de Portugal foi na eliminação do Mundial 2022 para o Marrocos, nas quartas de final, e desde então são três vitórias.
- A seleção lidera seu grupo nas Eliminatórias, com 100% de aproveitamento (3 vitórias em 3 jogos). Estreou com vitória de 3 a 0 contra Liechtenstein, goleou Luxemburgo por 6 a 0 e venceu a Bósnia pelo placar de 3 a 0 na última rodada.
- Os portugueses venceram as 3 partidas disputadas, com 13 gols marcados e nenhum sofrido. Possuem o melhor ataque e a melhor defesa do grupo.
- Tem no elenco diversos jogadores de destaque no cenário internacional, como Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City) e João Félix (Chelsea), entre outros.
- Conta com a experiência do técnico espanhol Roberto Martinez, que de 2016 a 2022 comandou a seleção da Bélgica e inclusive eliminou o Brasil na Copa de 2018.
- Sem problemas de lesão ou suspensão, a tendência é que Roberto Martinez repita a escalação que enfrentou a Bósnia.
- Cristiano Ronaldo voltou a ser fundamental na seleção portuguesa. Recuperando a titularidade na equipe, disputou os três jogos das Eliminatórias, marcando quatro gols.
- Portugal nunca perdeu para a Islândia: as duas seleções já se enfrentaram em três oportunidades, com um empate e duas vitórias dos portugueses.
- A Islândia perdeu duas das suas três partidas até aqui nas Eliminatórias e na última rodada, no sábado (17), foi derrotada em casa pela Eslováquia, por 2 a 1.
POR QUE APOSTAR NO EMPATE
- As seleções se enfrentaram três vezes, sendo duas vitórias para Portugal e um empate. A última partida foi no dia 14 de junho de 2016, pela 1ª rodada do Grupo F da Eurocopa 2016. O confronto terminou empatado em 1 a 1, com gols deNanie Birkir Bjarnason.
MERCADO DE GOLS
- Islândia e Portugal se enfrentaram três vezes e todas as partidas terminaram com ambos marcando gols.
- Dois dos três jogos entre Islândia e Portugal superaram a marca de três gols marcados.
- Os três jogos que ocorreram entre essas duas seleções até o momento (duas vitórias de Portugal e um empate) tiveram uma média alta de gols, com 1,7 para a Islândia e 3 para os portugueses.
- Em três jogos nesta Eliminatória, Portugal marcou 13 gols e não sofreu nenhum. Já a Islândia marcou 8 gols e sofreu 5.
- Cristiano Ronaldo disputou as três partidas do Grupo J e marcou quatro gols.
- Os três jogos de Islândia e Portugal nas Eliminatórias da Eurocopa 2024 contaram com no mínimo três gols.
- A Islândia só não marcou gol na estreia das Eliminatórias, contra a Bósnia. Por outro lado, Portugal só não marcou gols em um dos últimos oito jogos.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO DA ISLÂNDIA
Runar Runarsson, Hordur Magnusson, Valkeir Fridriksson, Sverrir Ingason, Alfons Sampsted, Johann Gurmundsson, Victor Palsson, Willum Willumsson, Jón Thorsteinsson, Alfred Finnbogason, Albert Gudmundsson. Técnico: Age Hareide.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO DE PORTUGAL
Diogo Costa, António Silva, Ruben Dias, Danilo Pereira, João Cancelo, Bernardo Silva, João Palhinha, Bruno Fernandes, Raphael Guerreiro, Cristiano Ronaldo, João Félix. Técnico: Roberto Martinez.