Atlético-MG e Athletico-PR se enfrentam nesta terça-feira (23), às 19h, no Mineirão, pela 4ª rodada do Grupo G da Libertadores. Atualmente, enquanto a equipe mineira está na terceira colocação, com apenas três pontos ganhos, os paranaenses ostentam a liderança do Grupo, com setes. Assim, o duelo é decisivo para as pretensões do Galo, que precisa da vitória para almejar a zona de classificação, que está assim: Athletico-PR (7 pontos), Alianza Lima (4), Atlético-MG (3) e Libertad (3). Nos últimos anos, o duelo entre eles tem sido equilibrado. Foram duas vitórias para cada lado nas últimas quatro partidas. E mesmo em jogos na capital mineira a igualdade predomina. Em 12 jogos em BH nos últimos 10 anos, são seis vitórias para cada lado.
POR QUE APOSTAR NO ATLÉTICO-MG
- Joga em casa, no Mineirão, que terá casa cheia, pois mais de 33,5 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. A expectativa é de público próximo dos 50 mil torcedores.
- O Galo tem só uma derrota nos últimos sete jogos, com vitória nos outros seis. E vem de quatro triunfos seguidos (Cuiabá, Inter, Corinthians e Coritiba).
- Após duas derrotas nos dois primeiros jogos da Libertadores, venceu na rodada passada o Alianza Lima em casa, por 2 a 0.
- O Galo fez o primeiro gol em cinco dos últimos sete jogos que disputou, incluindo confrontos por Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Já o Furacão saiu atrás em sete dos últimos oito jogos que disputou.
- No final de abril, dez dias após perder o jogo contra o Athletico-PR pela Libertadores, o Galo recebeu o Furacão pelo Brasileirão e devolveu o placar, vencendo por 2 a 1, com dois gols de Hulk.
- No último fim de semana, o Atlético-MG foi guerreiro para conquistar três pontos contra o Coritiba pelo Brasileirão. Jogando fora de casa, saiu atrás no placar e conseguiu a virada nos acréscimos do 2º tempo mesmo com dez em campo – Mauricio Lemos havia sido expulso.
- O técnico Eduardo Coudet poupou titulares diante do Coritiba, com exceção de Everson, Hyoran e Hulk.
- O atacante Paulinho, poupado da viagem a Curitiba, deve voltar a fazer dupla de ataque com Hulk. O camisa 10 é o vice-artilheiro da Libertadores, com 5 gols.
- Galo pode ter o retorno do lateral Guilherme Arana entre os relacionados, após longo período afastado por lesão e cirurgia.
- O Galo levou a melhor no principal duelo entre eles, na final da Copa do Brasil de 2021. Naquela decisão, o jogo em BH terminou em goleada para os donos da casa (4 a 0).
- Ao todo, em 33 jogos oficiais contra o Furacão em Belo Horizonte, a vantagem é local. O Galo venceu 17 vezes, perdeu dez e empatou seis, com aproveitamento de 59,3%.
- O adversário de hoje vem de derrota por 2 a 0 no final de semana, para o RB Bragantino, pelo Brasileirão.
- O Furacão terá o desfalque do volante Fernandinho, que sentiu uma dor muscular na coxa e fica de fora de 15 a 30 dias.
POR QUE APOSTAR NO ATHLETICO-PR
- Com 7 pontos, o Furacão lidera seu grupo na Libertadores e pode jogar sem pressão mesmo com o Mineirão lotado.
- A equipe está invicta no torneio, com duas vitórias e um empate.
- Já venceu o mesmo Atlético-MG por 2 a 1 no primeiro duelo deles pelo grupo G da Libertadores, em abril, em Curitiba.
- Time aposta na estrela Vitor Roque. No duelo com o Galo pelo Brasileirão de 2022, ele manteve a fama de carrasco do Atlético-MG, anotou duas vezes e comandou a virada na vitória por 3 a 2.
- Vem melhorando a produção ofensiva e seis dos últimos sete jogos do Rubro-Negro tiveram pelo menos três gols marcados.
- O Furacão vinha de cinco vitórias seguidas (três pelo Brasileirão, uma pela Copa do Brasil e uma pela Libertadores) até perder do Bragantino por 2 a 0 no sábado, fora de casa, pelo Brasileirão.
- Contudo, na derrota para o Bragantino, o técnico Paulo Turra poupou 8 titulares e usou um time misto, ainda que alguns titulares tenham entrado ao longo da partida.
- Pela Copa do Brasil, na semana passada, o Athletico conseguiu heróica virada contra o Botafogo. Jogando em casa, o Furacão tomou 2 a 0 no 1º tempo, mas conseguiu virar e vencer por 3 a 2.
- Outra grande demonstração do poder de reação do Furacão aconteceu no clássico Athletiba, pela 6ª rodada do Brasileirão. Na Arena da Baixada, o time perdia para o Coxa até os 90 minutos, quando Willian empatou. Aos 97, Canobbio anotou o gol da virada e da vitória de 2 a 1.
Time provável do Atlético-MG: Everson; Bruno Fuchs (Mariano), Nathan Silva, Jemerson e Rubens; Battaglia, Zaracho e Hyoran; Pavón, Hulk e Paulinho
Provável time do Athletico-PR: Bento; Madson (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura, Erick e Christian (Vitor Bueno); Canobbio, Pablo e Vitor Roque.
PARA APOSTAR NESSE JOGO OU EM OUTROS DA LIBERTADORES, CLIQUE AQUI