Depois de um longo período sem jogos oficias, o Santos volta a campo nesta terça-feira (4) para a estreia na Copa Sul-Americana. A partida será fora de casa, contra o Blooming, da Bolívia, a partir das 21h30 (de Brasília), e é válida pelo grupo E, que ainda tem Newell’s Old Boys, da Argentina, e Audax Italiano, do Chile. Tanto o Peixe como o Blooming participaram da última edição do torneio e deixaram muito a desejar – cada um à sua maneira. Enquanto o time boliviano sequer conseguiu chegar na fase de grupos, o Santos foi eliminado pelo modesto Deportivo Táchira, em plena Vila Belmiro, nas oitavas de final. Dessa forma, as duas equipes sonham com melhores campanhas nesta temporada.
POR QUE APOSTAR NO BLOOMING
- Equipe jogará em casa, no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, e contará com o apoio de sua torcida.
- Ao eliminar o Atletico Palmaflor, também da Bolívia, com uma surpreendente goleada de 6 a 0 na fase preliminar, o Blooming obteve, pela primeira vez, a vaga para disputar a fase de grupos.
- O Santos está há quase um mês sem jogar uma partida oficial. Seu último duelo foi contra o Iguatu, em 9/3, pela Copa do Brasil, quando venceu por 3 a 0. A pausa de 26 dias pode pesar.
- O adversário de hoje terá ao menos 3 desfalques de peso, com as ausências de Soteldo, Mendoza e Lucas Braga.
- O Santos fez péssimo Campeonato Paulista, e não chegou nem nas quartas de final do torneio. É a terceira edição seguida do Estadual que isso acontece com o Peixe.
POR QUE APOSTAR NO SANTOS
- Apesar de enfrentar um time boliviano, não terá de lidar com a questão da altitude, já que a partida será disputada em Santa Cruz de la Sierra, cidade que está apenas 400m acima do nível do mar.
- Mesmo com vários desfalques importantes como Soteldo, Mendoza e Lucas Braga, ainda assim o time santista é tecnicamente superior ao adversário desta noite.
- O Blooming é certamente o time mais fraco do grupo, que ainda tem o Newell’s Old Boys (Argentina) e o Audax Italiano (Chile).
- A pausa de 26 dias desde a última partida pode ter servido para o técnico Odair Helmman colocar a casa em ordem, já que teve tempo para entrosar o elenco e conhecer mais os jogadores.
- O Peixe aposta boa parte de suas fichas no meia Lucas Lima (foto), encarregado de criar e comandar as ações da equipe, e no atacante Marcos Leonardo. Além deles, pode ter o atacante Ângelo à disposição para entrar ao longo da partida.
- Apesar de o Blooming ter conseguido a vaga na fase de grupos da Sul-Americana, seu momento é horrível: o time é o penúltimo colocado do Campeonato Boliviano com 2 empates e 5 derrotas. Ou seja, ainda não venceu no campeonato nacional. E só não é o lanterna pois o Jorge Wilstermann foi punido com a perda de 5 pontos, senão o Blooming seria o último colocado.
- O histórico do Blooming na Sul-Americana também mostra sua fragilidade: em 18 jogos, foram apenas 4 vitórias, 2 empates e 12 derrotas. Todos os jogos foram em fases de pré-Sulamericana, já que o time nunca havia chegado à fase de grupos da competição.
- Com 20 gols sofridos em 7 jogos, o Blooming tem a pior defesa do Campeonato Boliviano.
- O Peixe leva vantagem no curto retrospecto histórico desse duelo. Os times se enfrentaram apenas duas vezes. Foi na fase de grupos da Libertadores de 2007, e o Santos venceu ambas as partidas, com 1 a 0 na Bolívia e goleada de 5 a 0 na Vila Belmiro.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO SANTOS
O Peixe deve ter João Paulo, João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho, Ivonei e Lucas Lima; Lucas Barbosa e Marcos Leonardo.
PARA APOSTAR NESSE JOGO, CLIQUE AQUI