Os amantes de beisebol têm bons motivos para torcer e apostar com mais emoção nesta terça-feira (18). Dois jogos decisivos estão programados para acontecer na reta final da temporada americana.
O primeiro deles é a quinta e decisiva partida do confronto entre New York Yankees e o Cleveland Guardians. O duelo está empatado em 2 a 2 e quem vencer irá avançar para a final da Liga Americana contra Houston Astros (que eliminaram o Seattle Mariners por 3 jogos a 0). Este jogo 5 da Série Divisional entre Yankees e Guardians estava agendado para ontem (17), mas foi adiado por conta das fortes chuvas que caíram sobre o icônico Yankee Stadium, no Bronx, em Nova York. Assim, a partida foi remarcada para hoje a partir das 17h07 (de Brasília)
Com o adiamento, os Yankees anunciaram que Nestor Cortes será o arremessador no montinho para o duelo. Jameson Taillon estava cotado para iniciar o jogo de segunda (17), mas o dia extra de descanso permite que Cortes esteja disponível. Já os Guardians ainda não confirmaram se irão manter o arremessador Aaron Civale como titular ou se vão usar o veterano Young Shane.
Um fator que pode influenciar no confronto é que o bullpen dos Guardians apresenta maior descanso nos principais nomes como Trevor Stephan, James Karinchak e Emmanuel Clase, que não arremessaram pela equipe desde o Jogo 2 da série. Pelos Yankees, Wandy Peralta participou das quatro partidas da série até o momento e Clay Holmes registrou 17 arremessos no Jogo 4.
O histórico recente dos Guardians não é favorável à equipe. Cleveland perdeu os últimos sete jogos finais de séries de playoffs, sendo que apenas o Oakland A’s (nove derrotas seguidas) tem um recorde pior.
Nas últimas seis temporadas, os Yankees apresentam um recorde de 8 vitórias e 5 derrotas em partidas eliminatórias, incluindo a vitória obtida contra o Guardians no Jogo 4 da atual série.
Já o histórico da MLB em série de playoffs decididas em melhores de cinco jogos apontam que a equipe vencedora do Jogo 4 venceu em 26 das 47 partidas decisivas. O registro para mandantes em confrontos finais é de 61-63, incluindo a derrota do New York Mets para o San Diego Padres no Wild Card da Liga Nacional nesta temporada.