Tampa Bay Buccaneers e Dallas Cowboys se enfrentam hoje no encerramento da 1ª semana dos playoffs da NFL, a liga de futebol americano. O jogo acontece em Tampa, na Flórida, a partir das 22h15 (horário de Brasília) e tem transmissão ao vivo para o Brasil pelos canais ESPN.
A partida eliminatória reúne duas equipes com campanhas distintas na temporada. Campeão do penúltimo SuperBowl e tendo Tom Brady como quarterback, o Tampa teve temporada ruim, com mais derrotas do que vitórias (8-9). Só se classificaram aos playoffs pois as outras três equipes da divisão (NFC Sul) tiveram campanhas negativas ainda piores. Do outro lado, os Cowboys tiveram uma das melhores campanhas da temporada regular, com 12 vitórias e 5 derrotas, só perdendo o título de divisão pois os Eagles tiveram 14-3.
POR QUE APOSTAR NOS BUCCANEERS
- Efeito Tom Brady: apesar de fracas atuações na temporada regular, nunca é bom duvidar dele, considerado o maior jogador de todos os tempos do futebol americano, com 7 títulos de SuperBowl e 5 nomeações como MVP da final.
- Tom Brady nunca perdeu para o Dallas Cowboys em toda a sua carreira, com retrospecto de 7-0 (sete vitórias e nenhuma derrota).
- Brady é considerado o Mr. Playoffs da NFL, com 35 vitórias e 12 derrotas nessa fase decisiva ao longo da carreira.
- Outro ponto a favor dos Bucs é a experiência. Muitos jogadores do atual elenco já conquistaram o SuperBowl dois anos atrás, então estão acostumados com jogos decisivos.
- Jogo acontece no estádio Raymond James, casa dos Bucs, que terão toda a torcida a favor.
- Apesar da ótima campanha, Dallas apresentou inconsistências na reta final. Time jogou mal e perdeu para o Washington Commanders na semana 18, quando ainda tinham chances de ganhar a divisão dos Eagles.
- Defesa é o ponto forte dos Bucs. É a nona melhor da Liga em jardas cedidas por jogo, com 324,3 por partida. Também é a 10ª que menos sofreu pontos, com média de 21,1.
- Dak Prescott, dos Cowboys, teve 15 interceptações (em 23 TDs) na temporada, pior marca entre todos os QBs da Liga neste ano.
- Dallas tem um histórico ruim nos playoffs nos últimos anos. Na temporada passada, perderam para o San Francisco 49ers por 23 a 17 nessa mesma rodada de wild card.
- Na semana 1 da atual temporada os dois times se enfrentaram e os Bucs venceram por fáceis 19 a 3.
POR QUE APOSTAR NOS COWBOYS
- Defesa é uma das melhores da Liga, a quinta que menos sofreu pontos, com média de 20,1 por jogo. A unidade tem nomes fortes, com destaque para Micah Parson, com 13,5 sacks no ano.
- Time pressiona o quarterback adversário em 39% dos recuos para passe, e vai enfrentar uma linha ofensiva de Tampa que tem tido muitos problemas.
- Jogo corrido dos Bucs é fraquíssimo, o pior da Liga. Time correu menos de 35% dos snaps nesta temporada, e tem a pior média com apenas 76,9 jardas corridas por partida. Em situações claras de passe, Dallas pressiona com eficiência o QB adversário.
- Dallas tem forte jogo corrido, com dois nomes de peso: Ezekiel Elliot teve 231 corridas para 876 jardas e 12 TDs; Tony Pollard teve 193 corridas para 1007 jardas e 9 TDs.
- Ataque dos Cowboys foi o quarto melhor em pontos, com 27,5 por jogo. E produziu 354,9 jardas por partida, top 12 da Liga.
- Tampa anotou apenas 18,4 pontos por partida nesta temporada, sendo o sexto pior nesse quesito entre todas as equipes da NFL
- Os Bucs foram um dos piores campeões de divisão da história da NFL, conquistando a NFC Sul mesmo com uma campanha negativa de 8-9. Não fosse por isso, nem estariam nos playoffs já que várias outras franquias tiveram campanhas melhores
- Aos 45 anos de idade, Brady teve seus números mais modestos desde 2019, sua última temporada no New England Patriots. Ele acertou 66,8% dos passes para 4.694 jardas, com 25 TDs e 9 interceptações. No geral, não são números tão ruins, mas bem abaixo em se tratando de Brady.