Nesta segunda (15), a partir das 22h15 (de Brasília), Tampa Bay Buccaneers x Philadelphia Eagles fazem o jogo que encerra a rodada 1 dos playoffs da NFL, a liga de futebol americano. Apesar de ter campanha pior, com 9 vitórias e 8 derrotas, a partida acontece na Flórida, na casa do Tampa, pelo fato de o time ter vencido sua divisão. Os Eagles fecharam a temporada regular com campanha 11-6, mas ficaram atrás do Dallas Cowboys em sua divisão. O vencedor do jogo irá enfrentar o Detroit Lions (que venceu ontem o Los Angeles Rams por 24 a 23) no próximo final de semana. Esta é a sexta vez que Philadelphia e Tampa Bay se enfrentam nos playoffs, e os Bucs lideram por 3 a 2.
POR QUE APOSTAR NOS BUCS
- Jogam em casa, no Raymond James Stadium, e terão o apoio de sua torcida.
- Chegam animados após a conquista da Divisão Sul da Conferência Nacional na última rodada da temporada regular, quando venceram o Carolina Panthers e superaram o New Orleans Saints nos critérios de desempate.
- Os Buccaneers venceram 5 dos seus últimos 6 jogos para conquistar a NFC Sul.
- Tiveram campanha positiva de 9 vitórias e 8 derrotas na temporada regular.
- Conquistaram recentemente o SuperBowl, em 2021, quando tinham Tom Brady de QB.
- É um time bem diferente daquele que perdeu para os Eagles na semana 3 da atual temporada.
- Desde que um novo coordenador ofensivo e um novo quarterback, Baker Mayfield, assumiram, o time melhorou e encontrou as vitórias.
- Baker Mayfield voltou a mostrar lampejos da habilidade que o fez ser a primeira escolha geral do Draft em 2018.
- Conta com recebedores de elite como Mike Evans e Chris Godwin.
- A defesa de Tampa Bay está entre as dez melhores da temporada e a terceira melhor na red zone, cedendo apenas 19,1 pontos por jogo.
- Na reta final da temporada regular, a defesa limitou os adversários a 20 pontos ou menos em 4 dos últimos 6 jogos.
- A defesa de Tampa Bay é a quinta melhor em jardas terrestres cedidas por jogo (95,3) e a oitava melhor em jardas cedidas por tentativa (3,8).
- Os Eagles perderam Shane Steichen e Jonathan Gannon, coordenador ofensivo e defensivo, respectivamente, na offseason.
- Os Eagles atravessam momento ruim e conquistaram apenas uma vitória nos últimos 6 jogos.
- Os Buccaneers levam a vantagem no duelo contra os Eagles em playoffs, com 3 vitórias e 2 derrotas.
- Os Bucs venceram o último confronto de playoff contra os Eagles, em 2022, quando os Buccaneers ainda tinham Tom Brady no comando.
- Os Eagles não terão AJ Brown, um de seus melhores jogadores, que está lesionado.
- Jalen Hurts sofreu uma lesão no dedo na semana 18 e saiu de campo antes do fim da partida.
POR QUE APOSTAR NOS EAGLES
- Chega com campanha melhor do que a dos Bucs, com 11-6 contra 9-8.
- É o atual campeão da Conferência Nacional, título conquistado na temporada passada.
- Time é experiente pois chegou ao SuperBowl na temporada passada, perdendo para o Kansas City Cheifs por 38 a 35.
- Venceram os Bucs na semana 3 da atual temporada, em setembro, por 25 a 11, de forma dominante.
- Eram líderes de sua divisão e ocupavam a 1ª colocação da conferência quando entraram numa espiral de derrotas.
- Eagles começaram a temporada atropelando a concorrência. O time venceu 11 dos primeiros 12 jogos e liderava a conferência com folga.
- Possui elenco de respeito com jogadores como o QB Jalen Hurts e os receivers A.J. Brown e DeVonta Smith.
- Apesar de lesionado no último jogo, o QB Jalen Hurts deve jogar.
- Os Eagles também esperam o retorno do CB Darius Slay, que está afastado desde a semana 15 com problemas no joelho.
- O RB D’Andre Swift registrou 1.049 jardas corridas e cinco touchdowns, em uma média de 4,58 jardas por tentativa.
- Os Bucs venceram a sua divisão muito por conta da falta de competitividade da NFC Sul, que teve duas equipes com campanhas negativas.
- Na semana 18, os Bucs não conseguiram anotar um touchdown sequer, mesmo contra o Carolina Panthers, um dos piores times da liga.
- A linha ofensiva dos Buccaneers foi a 4ª pior contra a pressão e enfrentará um dos grupos de pass rushers que mais geraram pressões na temporada.
QUEM PODE DECIDIR
Mike Evans (Buccaneers): O wide receiver fez história nesta temporada ao alcançar a marca das 1.000 jardas pela décima vez consecutiva, e é a principal arma ofensiva de Tampa Bay. O jogador tem a velocidade e a habilidade de correr rotas para vencer qualquer cornerback dos Eagles em duelos individuais e pode ter ainda mais espaço se Darius Slay não jogar ou se não estiver 100% em sua recuperação.
Antoine Winfield Jr (Buccaneers): Em jogos apertados, a batalha dos turnovers muitas vezes é decisiva. O safety forçou seis fumbles e recuperou quatro nesta temporada, se estabelecendo como um dos pilares fundamentais de uma defesa que conta com outros bons nomes. Além de defender o fundo do campo, Winfield também pode ser usado para pressionar o quarterback, e registrou seis sacks na temporada.
D’Andre Swift (Eagles): O trabalho do running back foi bastante ofuscado nesta temporada graças ao sucesso do “tush push” para conquistar touchdowns curtos e a um esquema tático um pouco diversificado no jogo corrido. Apesar disso, Swift deve ser uma peça fundamental para estabelecer ritmo no ataque de Philadelphia e tirar a pressão do jogo aéreo.
Jalen Hurts (Eagles): Se todo o resto falhar, Hurts resolve. Esta tem sido uma parte considerável da filosofia de jogo dos Eagles nesta temporada, ainda que nem sempre dê certo. Apesar disso, não parece que o time está disposto a mudar, então Hurts precisa estar preparado para fazer o possível e o impossível para mover as correntes. O grau da lesão no dedo que o quarterback sofreu na última semana pode definir a partida.
SOBRE O JOGO
Dia: 15/01/2024
Horário: 22h15 (de Brasília)
Local: Raymond James Stadium, em Tampa, Flórida