O Mundial de vôlei feminino entra na reta final a partir desta terça-feira (11/10) com a realização das quartas de final da competição. Em jogos eliminatórios, oito seleções brigam por quatro vagas nas semifinais (veja confrontos abaixo).
A Seleção Brasileira comandada pelo técnico José Roberto Guimarães busca seu primeiro título mundial e irá enfrentar o Japão em Apeldoorn, na Holanda, a partir das 15h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. O jogo terá um sabor de revanche para as brasileiras. Isso porque a única derrota do Brasil no torneio foi justamente para as japonesas, na primeira fase do campeonato. De lá para cá as brasileiras não perderam mais nenhuma partida, superando inclusive as fortes Itália e China.
Com oito vitórias e apenas uma derrota (essa para o Japão), as brasileiras ficaram na segunda colocação do grupo. Na primeira fase, quatro vitórias em cinco jogos. Na segunda fase, foram quatro vitórias em quatro jogos.
Um dos destaques individuais da Seleção Brasileira é a central Carol. Mesmo tendo ficado fora de uma partida, ela lidera as estatísticas com 44 pontos nesse fundamento. Para se ter uma ideia de sua supremacia, a segunda colocada nesse quesito é Anna Danesi, da Itália, com 32 pontos.
O regulamento do Mundial feminino de vôlei coloca os quatro classificados de cada chave se enfrentando nas quartas de final. Por isso, Itália, Brasil, Japão e China, que estavam no mesmo grupo, duelam entre si no mata-mata. Do outro lado, Sérvia, EUA, Turquia e Sérvia fazem o mesmo. Se vencer, o Brasil terá um reencontro contra Itália ou China, que também duelam nesta terça.
CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL* (11/10)
12h - Itália x China
12h30 - EUA x Turquia
15h - Brasil x Japão
15h30 - Sérvia x Polônia
*Horários de Brasília