Após os quatro confrontos da primeira semana, realizados em Nagoya, no Japão, a Seleção Brasileira volta à quadra para abrir a segunda semana da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL). A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães vai enfrentar a Coreia do Sul nesta quarta (14), às 21h, em Brasília.
A Liga das Nações foi criada em 2017 e substituiu o Grand Prix, evento internacional anual realizado de 1993 a 2017. Neste ano o torneio acontece entre 30 de maio e 16 de julho, e reúne 16 seleções, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Cada equipe joga 12 partidas nesse período: três contra times de 1 a 4 no ranking, três contra times de 5 a 8, três diante de seleções de 9 a 12 e mais três contra times de 13 a 16. As oito melhores equipes avançam à fase eliminatória, que começa com as quartas de final. Os anfitriões da fase final (Polônia no masculino e EUA no feminino) têm vagas garantidas no mata-mata. Os jogos são realizados em sedes variadas ao redor do mundo.
Nas quatro edições da VNL feminina até aqui, o Brasil ainda não conseguiu conquistar o título. A Seleção Brasileira obteve a quarta colocação na edição inaugural do torneio e foi vice-campeã nos três anos seguintes (em 2020, não houve disputa devido à pandemia de Covid-19), perdendo para os Estados Unidos, duas vezes, e para a Itália.
Realizada de forma anual, a competição é uma maneira das equipes se entrosarem e testarem novos jogadores e formações. Neste ano, servirá de preparação para o Pré-Olímpico, que acontece em setembro no feminino.
POR QUE APOSTAR NO BRASIL
- A Seleção joga em casa, com o apoio da torcida brasiliense.
- Por ser a primeira participação do Brasil em casa nesta edição da Liga das Nações, a equipe quer deixar boa impressão.
- Equipe é comandada pelo experiente José Roberto Guimarães, único tricampeão olímpico do vôlei brasileiro.Ele também é o único técnico no mundo campeão olímpico com seleções de ambos os sexos: a seleção masculina em Barcelona-92 e a seleção feminina em Pequim-2008 e Londres-21012.
- A seleção feminina ainda busca o primeiro troféu, após três vice-campeonatos seguidos na VNL (2019, 2021 e 2022). Em 2020 o torneio não foi realizado por conta da Covid.
- Brasil venceu três dos quatro confrontos realizados na primeira semana da VNL. Ganhou da Holanda (3 a 0), República Dominicana (3 a 1) e Croácia (3 a 0), e perdeu da China (2 a 3), que lidera a classificação geral.
- Após quatro edições da Liga, a Coreia do Sul teve como melhor resultado até aqui um 12º lugar, obtido em 2018. Nos anos seguintes, terminou na penúltima ou última colocações do torneio.
- Na história da VNL Feminina, Brasil e Coreia do Sul já se enfrentaram em quatro oportunidades, com vitória das brasileiras em todas elas.
- O time brasileiro perdeu apenas um set para as coreanas na história da Liga. A partida mais recente entre as seleções foi na Liga das Nações do ano passado, com vitória do Brasil por 3 sets a 0.
- A Coreia do Sul perdeu seus quatro primeiros jogos nesta edição da VNL, todos por 3 a 0 (Turquia, Canadá, EUA e Tailândia)
POR QUE APOSTAR NA COREIA DO SUL
- Entra em quadra como franca atiradora, sem pressão alguma e querendo aprontar uma surpresa para a Seleção Brasileira.
- Nos Jogos de Tóquio-20 (realizados em 2021), surpreendeu ao atingir as semifinais (perderam justamente para o Brasil). A Coreia ficou em quarto lugar pois foi derrotada pela Sérvia por 3 a 0 na disputa do bronze.
PARA APOSTAR NESSE JOGO, CLIQUE AQUI