Depois de extensa fase classificatória, disputada em vários continentes, chegou a hora da decisão a Liga das Nações de Vôlei masculino. As oito seleções mais bem classificadas disputam as quartas de final em formato de mata-mata, com jogos eliminatórios. Ontem, os EUA (1º colocados no geral) passaram pela França (8ª) por 3 a 2 (25/21, 25/18, 17/25, 24/26, 15/9) e a Itália (4ª) superou a Argentina (5ª) por 3 a 0 (25/17, 25/13, 25/14). Nesta quinta (20), mais dois jogos encerram as quartas. A partir das 15h (de Brasília), o Brasil enfrenta a Polônia na cidade de Gdansk, sede da fase final do torneio masculino. Comandada pelo técnico Renan Dalzotto, a Seleção Brasileira chega para o duelo desta quinta com campanha de 8 vitórias e 4 derrotas, uma delas justamente para a Polônia, por 3 a 1. Já os poloneses ficaram em terceiro lugar na fase classificatória, com 10 vitórias e apenas duas derrotas. O vencedor do duelo entre Brasil e Polônia vai enfrentar na semifinal o classificado do confronto entre Japão (2º) e Eslovênia (7º), que também se enfrentam nesta quinta (20), às 12h (de Brasília).
POR QUE APOSTAR NA POLÔNIA
- Joga em casa, na Ergo Arena, na cidade de Gdansk, sede de toda a fase final da VNL masculina, e terá apoio total da torcida local.
- Chega às quartas de final após terminar a etapa classificatória na terceira colocação geral, à frente do Brasil, que finalizou na sexta posição entre os oito classificados.
- Enquanto a Polônia teve campanha de 10 vitórias e apenas duas derrotas (EUA e Sérvia) na fase classificatória, o Brasil venceu 8 jogos e perdeu 4 (Cuba, Itália, Japão e Polônia)
- Já derrotou justamente o Brasil por 3 a 1 na penúltima rodada da fase de classificação. Em partida disputada apenas 13 dias atrás em Pasay City, nas Filipinas, a Polônia ganhou com parciais de 25/23, 22/25, 25/21 e 25/21. Leon, cubano naturalizado polonês, foi o maior pontuador da partida, com 22 pontos.
- Polônia busca seu primeiro título na Liga das Nações.
- Aposta bastante nos principais destaques do time: os ponteiros Wilfredo León e Kamil Semeniuk, o oposto Bartosz Kurek e o central Norbert Huber.
- Esteve na final dos três últimos Mundiais, tendo vencido dois deles (2014 e 2018) em cima do Brasil.
- No ano passado, o Brasil foi eliminado pelos Estados Unidos nas quartas de final da VNL, perdendo por 3 a 1 (20/25, 25/22, 25/23 e 25/17).
POR QUE APOSTAR NO BRASIL
- Brasil é um dos maiores vencedores do vôlei mundial dos últimos anos, podendo ganhar de qualquer seleção a qualquer momento.
- Os brasileiros possuem mais tradição do que os poloneses no vôlei masculino: três ouros olímpicos contra um dos poloneses, e três pratas contra nenhum do adversário.
- Terá a chance de se vingar da derrota de 3 a 1 para a Polônia sofrida há menos de duas semanas, na fase classificatória.
- O Brasil vai em busca do bicampeonato da Liga das Nações, já que venceu a edição de 2021.
- Contará com a estreia de Leal, cubano naturalizado brasileiro, ponteiro que esteve ausente na fase de classificação e vai estrear nas finais.
- Brasil aposta no atacante Lucarelli, oitavo maior pontuador da competição, com 175 pontos anotados (147 ataques, 11 bloqueios e 17 saques). Ele também é o sétimo melhor sacador.
- A seleção brasileira chega para a fase final da Liga das Nações com a sexta melhor campanha, com oito vitórias em 12 rodadas.
- O vencedor do duelo entre Brasil e Polônia vai enfrentar
- Na derrota para a Polônia na fase inicial, o oposto Alan foi o destaque da Seleção Brasileira, com 17 pontos anotados.Ele é o 10º melhor atacante da VNL,com 148 pontos e o melhor percentual (53,05%) entre os 10 primeiros.
- Flavio é o 11º melhor bloqueador do torneio.