Depois de Flu x Inter, nesta quinta-feira (28) é a vez de Boca Juniors x Palmeiras fazerem o jogo de ida da outra semifinal da Copa Libertadores. As equipes entram em campo às 21h30 (de Brasília), no estádio da Bombonera, em Buenos Aires. A segunda e decisiva partida será disputada dia 5 de outubro, às 21h30, no Allianz Parque.
POR QUE APOSTAR NO BOCA
- Joga em casa, onde é empurrado por sua fanática torcida.
- O Boca conta com a aura envolvente de La Bombonera, onde já conquistou resultados notáveis mesmo com equipes menos qualificadas.
- É um dos clubes mais tradicionais da América Latina.
- É hexacampeão da Libertadores, contra 3 títulos do Palmeiras.
- Aposta na experiência do atacante uruguaio Cavani, 36 anos, e que já defendeu grandes clubes da Europa.
- Equipes voltam a se enfrentar numa semifinal após cinco anos. Em 2018, o Boca eliminou o Palmeiras em pleno Allianz Parque.
- O Boca também ganhou do Palmeiras na final da Libertadores de 2000, em decisão nos pênaltis, após dois empates (2 a 2 e 0 a 0).
- Em seu último jogo, o Boca Juniors empatou em 1 a 1 com o Lanus, pela Copa da Liga Argentina.
- Apesar da 8ª colocação no grupo B da Copa da Liga Argentina, a equipe está só dois pontos atrás do 4º colocado, o Central Córdoba, que fecha a zona de classificação para a 2ª fase.
- A dúvida do técnico Jorge Almirón é no ataque. Barco e Blondel disputam uma vaga no time, enquanto Janson e Merentiel brigam pela outra.
- Existe também a possibilidade de o trio de ataque ser formado por Cavani, o jovem Barco e Miguel Merentiel, que pertence ao Verdão e está emprestado ao Boca.
- O jovem Valentin Barco, de 19 anos, é o destaque da campanha do Boca no torneio até aqui, e virou espécie de xodó da torcida.
- O Palmeiras vem de derrota por 1 a 0 para o Grêmio em sua última partida, válida pelo Brasileirão.
- Mesmo com forte elenco e tendo ganhado títulos recentemente, o Palmeiras não está vivendo seu melhor momento de desempenho.
- O Palmeiras tem o desfalque de Dudu, operado no joelho, e de Atuesta, que se recupera de lesão.
POR QUE APOSTAR NO PALMEIRAS
- Está em sua quarta semifinal consecutiva de Libertadores.
- Venceu duas das últimas três edições da Libertadores (contra o Santos em 2020, e contra o Flamengo em 2021).
- O Palmeiras possui a melhor campanha na Libertadores deste ano.
- Tem ótimo desempenho em jogos eliminatórios fora de casa na Libertadores.
- Nos últimos 28 jogos fora de casa na Libertadores (26 como visitante e duas finais em campo neutro), o Palmeiras perdeu apenas dois (um em 2022 e um em 2023), somando 20 vitórias e seis empates.
- Neste ano, nas oitavas e quartas de final, o Verdão venceu os jogos como visitante e garantiu a classificação.
- Nas oitavas, bateu o Atlético-MG - vitória por 1 a 0 em Belo Horizonte -, e nas quartas superou o Deportivo Pereira - goleada por 4 a 0 na Colômbia.
- Apesar da fase irregular, possui um elenco com grande potencial e uma competitividade notável.
- Mesmo na derrota para o Grêmio por 1 a 0 em seu último jogo, a equipe foi superior ao adversário. Teve 62% de posse de bola, criou mais oportunidades para finalizar (16 contra 7) e teve mais tiros no alvo (3 contra 2).
- Com 44 pontos (12 vitórias, 8 empates e 4 derrotas), o Verdão ainda é o vice-líder do Brasileirão.
- Abel Ferreira deve continuar utilizando a dobradinha Marcos Rocha e Mayke pela direita, enquanto Artur é deslocado para a ponta esquerda, que era a posição de Dudu.
- Em quatro partidas de mata-mata nesta edição do torneio, o Boca não venceu nenhuma. Foram 4 empates até aqui.
- Maior esperança do Boca, o atacante uruguaio Cavani marcou apenas um gol nos oito jogos que fez desde a estreia no time argentino.
- Nos últimos cinco jogos, o Boca venceu duas vezes, foi derrotado outras duas e empatou uma.
- Com sete pontos (2V-1E-3D), o Boca está na 8ª posição do grupo B da Copa da Liga Profissional.
- No retrospecto geral entre as equipes, são 12 jogos, com três vitórias do Palmeiras, sete empates e duas vitórias do Boca Juniors.
MERCADOS DE GOLS E ESCANTEIOS
- As equipes têm uma média de 1,2 gol nos primeiros 45 minutos, sendo o Boca com 0,3 e o Palmeiras com 0,9.
- Enquanto o Boca cobra em média 4,8 escanteios por jogo, a média do Palmeiras é superior, com 5,4 tiros de canto por partida.
Escalação provável do Boca Juniors: Romero; Blondel, Figal, Rojo e Fabra; Medina, Pol Fernández, Ezequiel Fernández; Advíncula (Valentín Barco), Cavani e Janson (Merentiel).Técnico: Jorge Almirón
Escalação provável do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony. Técnico: Abel Ferreira