A maior festa do futebol feminino vai começar. A partir desta quinta (20) e até dia 20 de agosto, acontece a Copa do Mundo de futebol feminino. Pela primeira vez, a competição será realizada em dois países: Austrália e Nova Zelândia. Outra novidade é que o torneio irá contar com 32 seleções pela primeira vez na história (veja todos os participantes abaixo). Em 1991, ele foi criado com 12 equipes na disputa. Em 1999, nos Estados Unidos, o número subiu para 16. Já na edição de 2015, no Canadá, foram 24 times participantes. O Mundial deste ano ocorre em dez estádios distribuídos em nove cidades da Nova Zelândia e da Austrália, sendo a primeira vez que uma edição do evento será realizada no hemisfério sul. O formato será igual ao torneio masculino: oito grupos de quatro países, com os dois primeiros se classificando para o mata-mata. Outra novidade é que, nesta edição, a Fifa realizou repescagem para três vagas na Copa. Os jogos da repescagem aconteceram entre os dias 17 e 23 de janeiro, na Nova Zelândia. As vagas foram ocupadas por Haiti, Panamá e Portugal. A partida de abertura do Mundial vai acontecer no dia 20 de julho, com o duelo entre Nova Zelândia e Noruega. Já a grande final está agendada para 20 de agosto.
BRASIL NO MUNDIAL
Comandado pela técnica sueca Pia Sundhage, o Brasil estará no Grupo F, ao lado de Panamá, Jamaica e França, e vai tentar buscar o título inédito. A Seleção Brasileira feminina tem como melhores resultados em Copas um vice-campeonato na edição de 2007 (perdeu a final por 2 a 0 para a Alemanha), e uma terceira colocação no Mundial de 1999.
A estreia da Seleção está marcada para o dia 24 de julho, em Adelaide, contra o Panamá, às 8h (de Brasília). Na segunda rodada, no dia 29 de julho, o desafio será diante da seleção francesa, às 7h (de Brasília), em Brisbane. A seleção feminina vai a Melbourne na terceira e última rodada da fase de grupos para enfrentar a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7h (de Brasília).
A equipe tem como um de seus maiores destaques a veterana Marta, maior artilheira da competição na história das Copas, com 17 gols em seis Copas disputadas. Ela é seguida por Birgit Prinz (Alemanha) e Abby Wambach (EUA), ambas com 14 gols cada. Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a camisa 10 da Seleção Brasileira diz que esta será sua última Copa. Ela tem no currículo 179 jogos e 119 gols pelo Brasil.
Outras atrações da Copa são Alex Morgan (EUA), bicampeã mundial em 2015 e 2019, quando foi a artilheira da Copa; Alexia Putellas (Espanha), eleita a melhor do mundo nos últimos dois anos; Sam Kerr (Austrália); Lucy Bronze (da Inglaterra) e Alexandra Popp (Alemanha), entre outras.
Caso o Brasil se classifique em primeiro lugar, vai jogar no dia 8 de agosto, em Adelaide, e o adversário das oitavas de final será o segundo colocado do Grupo H. Se a classificação for na segunda colocação, a seleção feminina entra em campo no mesmo dia e enfrenta o primeiro lugar do Grupo H, em Melbourne. Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos compõem a chave H.
COPA-2023
O que: Copa do Mundo de futebol feminino
Quando: de 20 de julho a 20 de agosto
Onde: Austrália e Nova Zelândia
Quantas seleções: 32
Formato: 8 grupos de 4 seleções, classificando-se os dois primeiro colocados para o mata-mata até a final.
Campeões mundiais: Estados Unidos (4 títulos), Alemanha (2), Noruega (1) e Japão (1)
AS SELEÇÕES CLASSIFICADAS E OS GRUPOS
Grupo A: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça
Grupo B: Austrália, Irlanda. Nigéria e Canadá
Grupo C: Espanha, Croácia, Zâmbia e Japão
Grupo D: Inglaterra, playoff B Haiti, Dinamarca e China
Grupo E: Estados Unidos, Vietnã, Holanda e Portugal
Grupo F: França, Jamaica, Brasil e Panamá
Grupo G: Suécia, África do Sul, Itália e Argentina
Grupo H: Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul
HORÁRIOS DOS JOGOS DO BRASIL
BRASIL x PANAMÁ
Data: 24/7 (segunda-feira)
Horário: 8h (de Brasília)
Local: Hindmarsh Stadium, em Adelaide (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
BRASIL X FRANÇA
Data: 29/7 (sábado)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Brisbane Stadium, em Brisbane (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
BRASIL X JAMAICA
Data: 2/8 (quarta-feira)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Melbourne Rectangular, em Melbourne (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
PARA APOSTAR NA COPA DO MUNDO FEMININA, CLIQUE AQUI