As seleções de França e Marrocos disputam nessa quarta-feira (14) a segunda semifinal da Copa do Mundo do Catar-2022. O jogo acontece às 16h no estádio Al-Bayt e o vencedor vai enfrentar o ganhador da outra semifinal, entre a Argentina de Lionel Messi e a Croácia de Luka Modric, na grande final da Copa no domingo (18). Os perdedores das semifinais se enfrentam no sábado (17), na disputa do 3º lugar.
A França entra em campo para manter vivo o sonho do bicampeonato mundial seguido, feito só obtido até hoje pela Seleção Brasileira de Pelé, Garrincha & cia nas Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). Esta será a sétima semifinal da França. Nas última três vezes, ela avançou. Em 1998 (campeão), 2006 (vice) e 2018 (campeão). Dessa forma os ‘Bleus’ buscam o tricampeonato mundial.
Conhecidos como Leões de Atlas, os marroquinos são a sensação da Copa, com uma campanha surpreendente. Na primeira fase, terminaram na primeira colocação do grupo F, com duas vitórias (2 a 0 na Bélgica e 2 a 1 no Canadá) e um empate (0 a 0 com a Croácia). A seleção já obteve um feito histórico: é a primeira seleção africana a atingir uma semifinal de Copa.
Além da questão futebolística, o jogo também tem contornos históricos. No começo do século passado, o Reino Unido concedeu à França o domínio de Marrocos. Em troca, a França concordou que o Reino Unido governasse o Egito. Só depois da Segunda Guerra é que os franceses concordaram com a independência do Marrocos, ocorrida em 1956. Há fortes laços de dominação e amizade entre os dois países, como a língua francesa e os milhares de marroquinos que vivem em território francês.
POR QUE APOSTAR NA FRANÇA
- A seleção francesa já provou ser capaz de reverter situações complicadas antes e durante o Mundial no Catar. A equipe teve ao menos cinco grandes desfalques por lesão, ficando sem Benzema, Kanté, Pogba, N`Golo e Lucas Hernández. Ainda assim, os franceses conseguiram suprir as ausências à altura e chegaram à semifinal.
- Maior craque francês, o atacante Mbappé, companheiro de Neymar no PSG, vive bom momento na Copa. Sem computar a semi entre Argentina e Croácia, ele é o artilheiro do Mundial, com cinco gols.
- O técnico Didier Deschamps tem outras grandes armas além de Mbappé. Entre eles estão o atacante Giroud, maior artilheiro da história dos 'Bleus' com 53 gols e que já anotou quatro no Catar. E também os meias Antoine Griezmann (foto) e Dembélé, que somam cinco assistências para a equipe.
- A França pode tirar proveito de Marrocos estar mais desgastado fisicamente. Os africanos passaram por uma prorrogação contra a Espanha, nas oitavas. O lateral-direito Hakimi, um dos destaques do time e companheiro de Mbappé no PSG, tem atuado com problemas físicos desde o início do torneio.
- Com 11 gols, a França tem o melhor ataque da Copa entre os quatro semifinalistas. O ataque, portanto, é um dos trunfos dos Bleus.
POR QUE APOSTAR NO MARROCOS
- Os marroquinos atuam praticamente em casa no Catar. Por conta da proximidade geográfica e com muitos fãs na região, o Marrocos possui numerosa e ruidosa torcida nos seus jogos nesta Copa, a primeira realizada em um país no Oriente Médio.
- No Catar-22, o Marrocos se especializou em derrubar gigantes do futebol. A seleção marroquina já superou Bélgica, Espanha e Portugal nesta Copa. E entra como franco atiradora contra a França.
- O ponto mais forte da seleção do Marrocos é sua defesa. A equipe é a menos vazada da Copa, tendo sofrido apenas um gol nos cinco jogos que disputou. Foi na vitória por 2 a 1 sobre o Canadá, na fase de grupos. Seu goleiro Yassine Bounou é um dos destaques do time.
- A seleção marroquina aposta nos contra-ataques e também em sua entrega. Em todos os jogos até aqui, o time chamou a atenção pela dedicação e correria de seus jogadores.
RETROSPECTO
As duas seleções se enfrentaram cinco vezes até hoje, e a França nunca perdeu para o Marrocos. Todos os duelos aconteceram em amistosos. São três vitórias francesas e dois empates ao longo da história. A França marcou 12 gols, e Marrocos, seis.
A última vez que os países se encontraram em campo aconteceu há 15 anos, com empate em 2 a 2, em amistoso realizado no dia 16 de novembro de 2007, no Stade de France, em Saint-Denis. Naquela ocasião, Sektioui abriu o placar para os marroquinos, Govou e Nasri viraram para os franceses, mas Mokhtari deixou tudo igual para os Leões do Atlas. Nenhum dos relacionados de ambas as seleções para aquele amistoso estará presente em campo nesta quarta-feira. Mas curiosamente o craque Benzema, cortado por lesão pouco antes da Copa do Catar, foi o titular do ataque francês nessa partida. Ele tinha 19 anos.
Confira todos os jogos entre Marrocos e França:
- França 2 x 1 Marrocos - 4/2/1988 – Amistoso - Estádio Louis II (França)
- Marrocos 2 x 2 França - 28/05/1998 - Amistoso - Estádio Mohammed V (Marrocos)
- França 1 x 0 Marrocos - 19/01/1999 - Amistoso - Stade Vélodrome (França)
- Marrocos 1 x 5 França - 06/06/2000 - Amistoso - Estádio Mohammed V (Marrocos)
- França 2 x 2 Marrocos - 16/11/2007 - Amistoso - Stade de France (França)
ESCALAÇÕES E DESFALQUES
FRANÇA: Hugo Lloris; Koundé, Varane, Upamecano (Konaté) e Theo Hernandez; Rabiot (Fofana), Rchouaméni e Griezmann; Dembélé, Mbappé e Giroud. Técnico Didier Deschamps
Desfalques: Lucas Hernandez e Karim Benzema (lesionados)
MARROCOS: Bono; Hakimi, El Yamiq, Saiss, Attiah-Allah; Ounahi, Amrabat, Amallah; Ziyech, En-Nesyri, Boufal. Técnico: Regraugui
Desfalques: Nayef Aguerd e Noussair Mazraoui (lesionados)
Suspenso: Cheddira