Palmeiras e Fortaleza entram em campo nesta quarta-feira (17), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O segundo e decisivo jogo entre eles está marcado para o dia 31 de maio, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza.
POR QUE APOSTAR NO PALMEIRAS
- Time ocupa a vice-liderança isolada do Brasileirão, com 14 pontos (4V/2E) e segue invicto no campeonato nacional.
- Joga em casa, no Allianz Parque, com o apoio de sua torcida.
- Desfruta de uma incrível invencibilidade de 28 jogos seguidos sem ser derrotado no Allianz Parque.
- Como mandante, em 2023, o time tem 12 vitórias e 3 empates em 15 jogos.
- Está invicto há 11 jogos, com 8 vitórias e 3 empates.
- Em boa fase, o Alviverde aplicou duas goleadas nos últimos três jogos (5 a 0 no Goiás, fora, e 4 a 1 no Grêmio, em casa).
- É o atual campeão brasileiro, da Supercopa do Brasil e bicampeão paulista.
- Tem o melhor ataque da Série A do Brasileiro, com 16 gols marcados em 6 jogos.
- Quer repetir a estratégia que garantiu a classificação na fase anterior quando goleou o Tombense (MG) por 4 a 2 no Allianz e empatou em 1 a 1 fora de casa (fazendo 5 a 3 no placar agregado).
- Terá os retornos de Zé Rafael e Piquerez em relação ao time que empatou com o RB Bragantino por 1 a 1 pelo BR-23 no sábado. Eles estavam suspensos no Brasileirão e devem ser titulares contra o Fortaleza.
- Enquanto o Verdão possui 4 títulos da Copa do Brasil (1998, 2012, 2015 e 2020), o máximo que o Fortaleza atingiu no torneio foi chegar às semifinais, em 2021.
- O Fortaleza terá alguns desfalques importantes, principalmente na zaga. Brítez retorna após cumprir suspensão na Série A, mas o time não vai contar com Ceballos, suspenso após ser expulso diante do Águia de Marabá, nem Bernardo Schappo e Alix Vinícius, que já defenderam outros clubes na Copa do Brasil.
- Fortaleza vem de 3 empates seguidos (Corinthians, São Paulo e Grêmio)
POR QUE APOSTAR NO FORTALEZA
- Tem boa campanha na temporada, com 21 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, em 34 jogos.
- Está invicto há 13 partidas, sendo 8 vitórias e 5 empates.
- Em sua última visita a SP, na semana passada, empatou com o Corinthians por 1 a 1 em jogo que estava ganhando até o final.
- É um dos poucos invictos no Brasileirão, com duas vitórias (3 a 0 no Coritiba e 4 a 2 no Flu) e quatro empates (1 a 1 com o Inter, 1 a 1 com o Corinthians, 0 a 0 com o São Paulo e 0 a 0 com o Grêmio).
- Com 10 pontos, ocupa a 8ª colocação no Brasileirão.
- Como visitante, está invicto há 7 partidas. No total, foram 15 jogos fora de casa no ano, com 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.
- Time possui ataque eficiente, com 76 gols em 34 jogos no ano.
- Fortaleza pode ter os retornos de Thiago Galhardo e Moisés, que foram baixas nos últimos jogos e agora são dúvidas.
- Na fase anterior, o Leão do Pici goleou o Águia de Marabá (PA) por 6 a 1, na Arena Castelão, e triunfou por 2 a 0, fora, totalizando assim 8 a 1 no marcador agregado.
- O Fortaleza disputa pela 12ª vez na história a fase das oitavas de final da Copa do Brasil. Na história, das 11 vezes em que esteve nas oitavas, em três o time cearense conseguiu avançar às quartas. Em 2001, 2021 e 2022, o Tricolor passou das oitavas e avançou pelo menos às quartas de final. Em 2021, chegou às semifinais, seu melhor resultado no torneio.
- O Palmeiras não poderá contar com o atacante Artur na partida desta noite. Um dos destaques do time nas últimas rodadas, o jogador já entrou em campo pelo Red Bull Bragantino na atual edição e não pode defender o Verdão. Além dele, estão fora os titulares Marcos Rocha (lesão muscular) e Murilo (cirurgia no ombro).
Escalação provável do Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e López (Endrick).
Escalação provável do Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Pacheco; Caio Alexandre, Sasha, Hércules; Calebe (Galhardo), Romarinho (Moisés), Lucero.