Barcelona e Betis se enfrentam hoje pela semifinal da Supercopa da Espanha. O jogo acontece a partir das 16h (de Brasília) e será disputado no estádio Rei Fahd, em Riad, na Arábia Saudita. O Barça se qualificou para a Supercopa por ser o atual vice-campeão da LaLiga, o Campeonato Espanhol. Já o Betis se credenciou por ser o atual campeão da Copa do Rei. Quem avançar deste duelo irá enfrentar na decisão da Supercopa o Real Madrid, que eliminou nos pênaltis o Valencia na outra semifinal. Após empate em, 1 a 1 no tempo normal, os merengues venceram por 4 a 3 nas penalidades máximas. A final da Supercopa vai acontecer no domingo (15), também em Riad.
A competição é disputada desde 1982 e até 2019 apenas duas equipes participavam (campeão de LaLiga x campeão da Copa do Rei), fazendo a decisão.
O Barcelona busca conquistar o torneio pela primeira vez desde 2018, quando ficou com o vice-campeonato ao perder para o Athletic Bilbao.
O Betis busca disputar a final da Supercopa pela segunda vez em sua história. Em 2005, foi vice-campeão sendo superado na final justamente pelo Barcelona (perdeu o jogo de ida por 0 a 3 e venceu em casa por 2 a 1).
POR QUE APOSTAR NO BARCELONA
- Suspenso pela Justiça Desportiva por mais dois jogos no Campeonato Espanhol, o atacante polonês Lewandowski (foto) está liberado para atuar na Supercopa e à disposição do técnico Xavi.
- O Barça atravessa ótima fase, liderando o Campeonato Espanhol com 41 pontos (13 vitórias, dois empates e somente uma derrota). Além disso, vem de ótimo resultado pois bateu o Atlético de Madri por 1 a 0 fora de casa na última rodada.
- O retrospecto do duelo é amplamente favorável ao Barça, que venceu seis dos últimos setes jogos contra o Betis, com apenas uma derrota.
- O Barça é o maior ganhador da Supercopa da Espanha, com 13 títulos, à frente do Real Madri, com 12. Por outro lado, o Betis nunca venceu o torneio.
POR QUE APOSTAR NO BETIS
- A equipe vem de bom momento no campeonato nacional, no qual ocupa a 4ª colocação, com 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. O time vem de 3 partidas sem perder e está na zona de classificação para a próxima Champions League.
- Em boa fase na equipe de Sevilha, o brasileiro Luis Henrique, ex-Fluminense, é uma das principais peças ofensivas da equipe. Mas o setor defensivo é o ponto forte, com a terceira melhor defesa da LaLiga.
- Possui um excelente técnico, o argentino Manuel Pellegrini, um treinador ofensivo e que costuma montar equipes que trabalham bem a bola, explorando a qualidade técnica.
- O Betis vem de uma vitória em seu último jogo, tendo vencido o Rayo Vallecano por 2 a 1 mesmo fora de casa.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
BETIS (Técnico: Manuel Pellegrini)
Silva; Ruibal, Ruiz, González, Miranda; Guido Rodriguez e Carvalho; Luiz Henrique, Fekir e Rodri; Iglesias
Desfalques: Youssouf Sabaly e Paul Akouokou (lesionados)
BARCELONA (Técnico: Xavi)
Ter Stegen; Koundé, Araújo, Christensen e Alba; Pedri, Busquets e Frenkie de Jong; Raphinha, Lewandowski e Dembélé
Desfalque: Ferrán Torres (suspenso)