Palmeiras e São Paulo decidem nesta quinta-feira (13) quem avança para as semifinais da Copa do Brasil. Os times fazem o duelo de volta das quartas a partir das 20h (de Brasília), no Allianz Parque. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Tricolor tem a vantagem do empate para avançar. Ao Verdão resta vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou por dois ou mais gols de vantagem para se classificar no tempo normal. Quem passar vai enfrentar o vencedor do confronto entre América-MG e Corinthians. O time mineiro está em vantagem por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, em Belo Horizonte. A outra semifinal já está definida e será disputada entre Flamengo e Grêmio.
POR QUE APOSTAR NO PALMEIRAS
- Joga em casa, no Allianz Parque, com o apoio de sua torcida.
- Possui ótimo retrospecto como mandante. Nesta temporada, atuou em 18 jogos no Allianz Parque e tem 13 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.
- Antes de perder para o Botafogo por 2 a 0, pelo Brasileirão, no último dia 25/6, o Palmeiras ostentava uma invencibilidade de quase um ano no estádio. O Palmeiras não perdia desde o dia 2 de julho de 2022. De lá até a derrota diante do Bota foram 32 jogos de invencibilidade no Allianz, com 24 vitórias e sete empates.
- Apesar de viver período instável, ainda é um time muito sólido, entrosado e com elenco de qualidade.
- Mesmo vindo de empate com o Flamengo na última partida, o time atuou bem, principalmente no primeiro tempo.
- Na final do Paulistão-22, reverteu um placar ainda maior diante do mesmo São Paulo. Após perder no Morumbi por 3 a 1, atropelou o rival por 4 a 0 e ficou com o título.
- Deve ter a volta do volante Zé Rafael. Em fase final de recuperação de um estiramento no joelho, ele treinou com o elenco e deve ser a novidade no jogo de hoje.
- Para se ter noção da importância de Zé Rafael, ele lidera o ranking de desarmes no elenco na temporada, com 79. O jogador que mais se aproxima é o meia Gabriel Menino, com 49 – e que disputou sete partidas a mais que o volante.
- Ausente no jogo de ida por estar suspenso, o técnico Abel Ferreira irá comandar a equipe já que foi julgado pelo STJD no início da semana e liberado para estar no banco de reservas.
- O Verdão tem boas opções para substituir Artur, que já atuou pelo Bragantino no torneio e não pode jogar. Abel deve escolher entre Endrick e Luís Guilherme para compor o trio de ataque ao lado de Dudu e Rony.
- Com a disparada do Botafogo na classificação da Série A, a Copa do Brasil e a Libertadores passaram a ter um foco maior do Verdão na temporada, já que a disputa pelo título brasileiro ficou mais distante.
- O São Paulo tem vários desfalques para a partida, principalmente na zaga, já que Beraldo e Alan Franco estão lesionados.
- Palmeiras e o técnico Dorival Jr. duelaram no Allianz em sete oportunidades, com quatro vitórias do Verdão, uma vitória de Dorival (pelo Ceará), e três empates.
POR QUE APOSTAR NO SÃO PAULO
- Time entra em campo com a vantagem de poder empatar para se classificar, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0.
- Além da vitória, o Tricolor dominou a partida de ida no Morumbi e poderia ter vencido por um placar mais elástico.
- Equipe vem tendo bom desempenho sob o comando do técnico Dorival Jr.
- Entrará em campo mais descansado do que o rival já que usou uma escalação alternativa no último jogo (domingo) enquanto o Palmeiras escalou os titulares contra o Flamengo no sábado.
- Equipe luta para conquistar o inédito título da Copa do Brasil.
- Pode aproveitar o momento irregular do Palmeiras, que não vence há 3 jogos e teve apenas uma vitória nos últimos 6 jogos.
- Possui bom retrospecto contra o Palmeiras em Copa do Brasil,
- São Paulo tem vantagem sobre o rival em mata-mata. Em 20 duelos desse tipo, saiu vencedor em 15, contra 5 do Palmeiras.
- O Tricolor ganhou o último confronto entre eles pela Copa do Brasil, justamente na Copa do Brasil de 2022. Pelas oitavas de final, o Tricolor venceu o primeiro duelo por 1 a 0 e precisava de um empate para avançar. Durante os 90 minutos, foi derrotado por 2 a 1, mas levou a vaga ao vencer a disputa de pênaltis.
- Terá dois importantes reforços: Luciano e Calleri treinaram normalmente nos últimos dias e devem estar em campo.
- Sob Dorival, quando Luciano balançou as redes do adversário, o Tricolor sempre venceu. Isso aconteceu contra o América-MG, Internacional, Athletico-PR e Fluminense, pelo Brasileirão, Tolima, na Sul-Americana, e Sport, na Copa do Brasil.
- Corria o risco de não ter Pablo Maia, que havia viajado para Poços de Caldas (MG), onde seu pai faleceu. Contudo o volante disse querer jogar, voltou a tempo e está relacionado para a partida. Pablo Maia é um dos jogadores mais importantes do esquema montado pelo técnico Dorival Júnior. Na atual temporada soma 31 partidas, três gols e uma assistência.
Escalação provável do Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Luís Guilherme (Endrick) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Escalação provável do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Caio Paulista; Méndez (Pablo Maia), Gabi Neves, Wellington Rato (Alisson) e Rodrigo Nestor; Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Jr.