Uma partida agita o Campeonato Espanhol (La Liga) nesta quinta-feira (2). A partir das 17h (de Brasília), Real Madrid e Valencia se enfrentam em duelo válido pela 17ª rodada, em jogo que havia sido atrasado por conta da disputa da Supercopa da Espanha. As equipes encontram-se em situações distintas na tabela. Com 42 pontos, o Real é o segundo colocado na classificação, atrás do rival Barcelona, que tem 47. Já o Valencia está a um ponto da zona de rebaixamento. Confira a seguir algumas análises e motivos para apostar nesse duelo.
POR QUE APOSTAR NO REAL
- A partida acontece em solo madrilenho, no estádio Santiago Bernabeu, onde o Real conta com o apoio de sua torcida.
- O Real continua sendo uma das equipes mais estreladas do planeta, com craques como Courtois, Rudiger, Modric, Vini Jr. e Benzema (foto), entre outros.
- Os merengues precisam vencer para seguir na briga pelo título da La Liga, já que estão a 5 pontos do rival e líder Barcelona.
- O rival de hoje atravessa momento ruim, com uma vitória nos últimos 6 jogos. Ocupa a 14ª colocação na La Liga e está a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Por conta da fase ruim, o Valencia demitiu o técnico italiano Gattuso na última segunda-feira.
- Retrospecto recente é bem positivo para o Real: foram 3 vitórias, 1 empate e somente uma derrota nos últimos 5 jogos contra o Valencia.
- O Real terá o retorno de ao menos três jogadores que estavam sob tratamento médico: Alaba, Tchouaméni e Dani Carvajal. O segundo foi um dos destaques da França na campanha vice-campeão na Copa do Catar no final do ano passado.
- O histórico desse duelo é bem favorável ao Real. Em 208 jogos disputados foram 108 vitórias do Real, 57 do Valencia e 43 empates.
POR QUE APOSTAR NO VALENCIA
- O rival de hoje vem de um tropeço na última rodada, quando empatou em 0 a 0 com a Real Sociedad.
- A equipe precisa se recuperar na tabela para evitar o risco de rebaixamento.
- Sem o técnico Gattuso, demitido no início desta semana, a equipe será comandada pelo interino Voro González. E muitas vezes, no futebol, a saída de um treinador acaba refletindo em melhor desempenho do time em campo.
- No último encontro entre as equipes, o Valencia conseguiu segurar o Real, com um empate em 1 a 1, na semifinal da Supercopa da Espanha, em 11 de janeiro. O time acabou eliminado nos penais (3 x 4).
- O rival de hoje não terá Mendy e Lucas Vázquez, que seguem no Departamento Médico.
Provável escalação do Real Madrid
Courtois; Nacho, Militão, Rudiger, Alaba; Kroos, Camavinga, Modric; Valverde, Benzema, Vinicius Júnior.
Provável escalação do Valencia
Mamardashvili; Foulquier, Comert, Diakhaby, Gaya; Musah, Guillamon, Moriba; Kluivert, Cavani, Lino.