Dois jogos movimentam a Série A do Campeonato Brasileiro nesta terça (1). Pela 35ª rodada da competição, São Paulo e Atlético-MG se enfrentam no Morumbi, a partir das 21h30, enquanto Botafogo e Cuiabá jogam no Rio, a partir das 19h. Ambos os jogos envolvem disputa por vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
O principal deles é o duelo no Morumbi. Separados por apenas um ponto na tabela de classificação, São Paulo (50 pontos e oitavo colocado) e Atlético-MG (51 pontos e sétimo colocado) fazem praticamente um confronto direto em busca de uma dessas vagas. Isso porque os seis melhores do Brasileirão garantem lugar na Libertadores de 2023. Os quatro primeiros colocados diretamente para a fase de grupos. Os dois seguintes vão para a fase eliminatória. Quem ficar entre a sétima e décima segunda posições no BR-2022, tem lugar na Copa Sul-Americana-23.
Aparentemente o Tricolor chega em um melhor momento para a partida, mas certamente será uma partida equilibrada entre dois gigantes do futebol nacional.
POR QUE APOSTAR NO SÃO PAULO?
O Tricolor vem de três vitórias seguidas, sendo duas no Morumbi (3 a 1 em cima do Coritiba e 2 a 1 sobre o Atlético-GO) e uma fora de casa (2 a 1 contra o Juventude). Nos últimos 5 jogos, foram 3 vitórias, 1 empate (com o Palmeiras) e 1 derrota (para o Botafogo, no Morumbi). O São Paulo busca, assim, a quarta vitória consecutiva no Brasileiro, série ainda inédita para a equipe neste ano.
Após perder a final da Copa Sul-Americana, a equipe encontrou forças para se recompor e passou a obter bons resultados no Brasileirão. Dessa maneira, atingiu 50 pontos, com 12 vitórias, 14 empates e oito derrotas, subindo para a 8ª colocação na tabela. Como mandante, o São Paulo disputou 17 partidas, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Dos 51 pontos que disputou no Morumbi, ganhou 29, fazendo 30 gols e sofrendo 18.
O volante Pablo Maia deve voltar ao time após cumprir suspensão na última partida. A lesão de Moreira, que terá que operar o joelho, deve obrigar o técnico Rogério Ceni a mudar a formação do time, já que ele só tem um lateral-direito disponível, o veterano Rafinha. O treinador pode optar pela entrada de um zagueiro, provavelmente Ferraresi, para manter o esquema com três defensores, ou reforçar o meio de campo.
Escalação provável: Felipe Alves; Rafinha, Luizão, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Ferraresi) e Patrick; Luciano e Calleri.
POR QUE APOSTAR NO ATLÉTICO-MG?
O Atlético-MG vem de uma vitória em casa, por um magro 1 a 0, contra o Juventude, na rodada passada. Após amargar sequência de três rodadas sem ganhar (dois empates e uma derrota), o Galo conseguiu tirar proveito da fragilidade do adversário, lanterna do Brasileirão, e voltou a vencer. Ainda assim, o time mineiro chegou a dar um susto em sua torcida.
Com a vitória, o Atlético-MG atingiu 51 pontos (13 vitórias, 12 empates e nove derrotas) mantendo a sétima posição na classificação. Como visitante, o Galo é o sexto melhor do campeonato. Dos 51 pontos disputados nessa situação, conquistou 25 (seis vitórias, sete empates e quatro derrotas). Marcou 17 gols e sofreu o mesmo número de gols.
Outro ponto positivo para o Galo é que o São Paulo não teve bom desempenho em seu último confronto. Apesar de ter vencido o Atlético-GO por 2 a 1, o Tricolor foi dominado na maior parte do jogo e o time goiano teve chances de sair com a vitória, sofrendo o gol da derrota nos acréscimos. Os goianos tiveram mais finalizações (19 a 13) e chutes certos ao gol (8 a 2).
O meia-atacante Nacho Fernández levou o terceiro amarelo contra o Juventude e está suspenso. Para a vaga, Zaracho é o mais cotado para ser o substituto. Há também dúvida no ataque, se o técnico Cuca vai manter Pavón, titular na última partida, ou retorna com o Ademir. O atacante Alan Kardec, que vinha sendo utilizado ao longo dos jogos, foi vetado por dores na coluna.
Escalação provável: Everson, Guga, Jemerson, Alonso e Dodô; Allan, Jair e Zaracho; Ademir (Pavón), Sasha e Keno.