Uma nova campeã de Grand Slam vai ser coroada no torneio de Wimbledon neste sábado (15), em Londres. A tcheca Marketa Vondrousova e a tunisiana Ons Jabeur se enfrentam na quadra central do All England Club a partir das 10h (de Brasília) pelo título do terceiro Grand Slam do ano – e único a ser disputado em grama. As duas já se enfrentaram em seis oportunidades até aqui, com equilíbrio total: três vitórias para cada lado. Confira a seguir alguns motivos para apostar na final feminina de Wimbledon.
POR QUE APOSTAR EM JABEUR
- É a cabeça de chave número 6 do torneio, enquanto a adversária ocupa apenas a 42ª posição no ranking da WTA.
- É uma das melhores jogadoras do circuito na grama. Desde o começo de 2021, ela venceu 28 jogos na grama (a última jogadora a atingir essa marca em um período de 3 anos foi Maria Sharapova, de 2004 a 2006).
- Chega à final cheia de moral depois de superar a cazaque Elena Rybakina, campeã de Wimbledon em 2022, e a russa Aryna Sabalenka, vice-campeã de 2021 (não disputou a edição de 2022 devido ao veto aos tenistas russos e bielorrussos).
- Tem a chance de vencer em Wimbledon após ficar com o vice-campeonato em 2022 (perdeu para Rybakina).
- Tem a chance de vencer um Grand Slam após ficar com dois vice-campeonatos (Wimbledon-22 e US Open-22).
- Vondrousova tinha um retrospecto de 1V-4D em Wimbledon antes da campanha deste ano. Ela havia passado da primeira rodada apenas uma vez na carreira.
POR QUE APOSTAR EM VONDROUSOVA
- É a primeira jogadora não cabeça de chave a chegar a uma final de Wimbledon na era aberta, em mais de 50 anos.
- Apesar de atualmente ser a número 42 do mundo, ela já foi a 14ª do mundo na carreira, antes de ter de passar por duas cirurgias no pulso e cair no ranking.
- Na semifinal, superou a ucraniana Elina Svitolina, 76ª do ranking e queridinha do público, por 2 sets a 0.
- É a atual campeã olímpica. Conquistou o ouro nas Olimpíadas de Tóquio batendo a mesma Svitolina por 2 sets a 0 - duplo 6/3.
- É a segunda vez que chega a uma decisão de um torneio Grand Slam. Em 2019, foi vice-campeã em Roland Garros, onde se tornou a primeira adolescente finalista do Grand Slam desde Ana Ivanovic, em 2007.
- Venceu os últimos dois jogos contra Jabeur: na segunda rodada do Aberto da Australia (6-1, 5-7, 6-1) e também na segunda rodada de Indian Wells, por 7-6 (5), 6-4.