O ATP de Auckland, que está sendo disputado na Austrália, é um dos torneios preparatórios para o Aberto da Austrália, que começa na próxima segunda-feira (16). E o torneio terá um jogo envolvendo o brasileiro Thiago Monteiro nesta segunda, a partir das 22h40, no horário de Brasília (manhã de terça 10/1 na Austrália). Monteiro irá enfrentar Jiri Lehecka, da República Tcheca. Os dois tenistas passaram pelo qualifying e vão se enfrentar na primeira rodada (round 32) do torneio. O vencedor enfrentará o britânico Cameron Norrie, cabeça de chave nº 2. Trata-se de um duelo equilibrado, com leve favoritismo para o tcheco.
POR QUE APOSTAR EM LEHECKA
- Aos 21 anos, o tcheco faz parte da elite da nova geração do tênis mundial, tendo disputado o último Next Gens Finals em novembro, torneio que reúne os oito melhores tenistas jovens do mundo em um torneio de formato especial, similar ao ATP Finals. No Next Gen Finals, Lehecka obteve o vice-campeonato, perdendo para o americano Brandon Nakashima.
- No único duelo entre os dois no circuito, realizado em 2022, Lehecka levou a melhor sobre o brasileiro. No saibro do ATP de Kitzbuhel, na Áustria, o tcheco bateu o brasileiro por 2 a 0 (7/6 e 64) em jogo pelo round de 32 do torneio.
- Em seu último jogo pelo quali de Auckland, Lehecka superou o experiente tenista argentino Facundo Bagnis, 90º no ranking, por 2 sets a 1 (6/2, 3/6, 6/1). E assim como Monteiro, Bagnis também é canhoto. Ou seja, Lehecka vem de vitória sobre um canhoto.
- Mostrando seu potencial, Lehecka teve como melhor resultado em 2022 o ATP 500 de Roterdã, na Holanda, quando atingiu a semifinal saindo do quali e superando o canadense Dennis Shapovalov, o holandês Botic Van de Zandschulpe e o italiano Lorenzo Musetti. Ele só foi perder na semi por 2 sets a 1 para o grego Stefanos Tsitsipas.
- Na recente United Cup, competição por países, Lehecka perdeu de 2 a 0 do americano Taylor Fritz, mas venceu o alemão Alexander Zverev, que voltava de lesão, por 2 a 0 (6/4 e 6/2).
POR QUE APOSTAR EM THIAGO MONTEIRO
- Com 28 anos, o brasileiro é mais experiente do que o tcheco e possui um ranking melhor do que o rival. Monteiro é o 69º da ATP (seu melhor ranking foi 61º em 17/10/22), enquanto Lehecka é número 78 do ranking.
- Nenhum dos dois tenistas possui título de nível ATP, mas enquanto Monteiro tem sete títulos de nível ATP Challenger, seu rival possui três até agora.
- Monteiro é conhecido no circuito por seu poder de reação e superação. Seus dois jogos no quali de Auckland comprovam isso. Em ambos, o brasileiro perdeu o primeiro set, e mesmo assim obteve a virada. No primeiro jogo, ganhou do forte alemão Daniel Altmaier, 91º do ranking da ATP, por 2 a 1 (3/6, 7/5, 7/6) e depois bateu o neozelandês Ajeet Rai, convidado e 466º do ranking, por (6/7, 6/3, 6/4)
- Apesar de ter perdido seus dois jogos na United Cup, Monteiro fez boas partidas contra dois top 20, o italiano Matteo Berrettini e o norueguês Casper Ruud.