A temporada 2023 do tênis começa em 29 de dezembro de 2022, com a United Cup, novo torneio misto por países do calendário mundial. O evento é disputado em três cidades da Austrália - Brisbane, Perth e Sydney – e vai até 8 de janeiro de 2023.
São 18 países, incluindo o Brasil, lutando pelo primeiro título da competição, que distribui US$ 15 milhões de premiação total, além de pontos nos rankings da WTA (feminino) e ATP (masculino). Tanto a premiação quanto os pontos para cada tenista dependem da rodada disputada e do ranking do adversário de cada partida.
Grandes nomes do tênis mundial, como Rafael Nadal, Iga Swiatek, Stefanos Tsitsipas e Belinda Bencic, entre outros, disputam o evento nas quadras duras australianas, enquanto Beatriz Haddad Maia (foto), Thiago Monteiro e as medalhistas olímpicas Luisa Stefani e Laura Pigossi fazem parte do time brasileiro.
Os 18 países foram selecionados por três formas diferentes: melhor ranking de simples da ATP (seis vagas), melhor ranking de simples da WTA (seis vagas) e melhor ranking combinado de ATP e WTA (seis vagas). O Brasil se classificou pelo ranking de Beatriz Haddad Maia em simples.
Cada equipe pode levar até oito jogadores, necessariamente os três melhores de simples da ATP e da WTA do país, mais dois com ranking mais alto de simples ou duplas.
Na United Cup, os 18 países são divididos em seis grupos de três países cada, com dois grupos em cada cidade. A fase de grupos começa em 29 de dezembro e termina em 3 de janeiro. Os países se enfrentam dentro do grupo e cada confronto é composto por cinco jogos: dois de simples masculinos, dois de simples femininos e um de duplas mistas, se for necessário. Nas partidas de simples, o número 1 de um país necessariamente enfrenta o número 1 do adversário, e assim sucessivamente.
Ao final da fase de grupos, o campeão de cada grupo enfrenta o vencedor do outro grupo da mesma cidade, formando uma City Final (Final da Cidade). Os três campeões das Finais de Cidade avançam para o Final Four (semifinais), além do vice-campeão de cidade com a melhor campanha.
Recordista de títulos de Grand Slam entre homens, Rafael Nadal é o grande nome da primeira edição da United Cup e maior destaque da forte equipe espanhola, que possui cinco tenistas entre os 40 melhores do mundo, entre homens e mulheres.
Número 1 do mundo, Iga Swiatek tentará levar a Polônia ao título, com a ajuda de Hubert Hukacz, número 11 do ranking. Os EUA também aparecem fortes com dois top 10, Taylor Fritz e Jessica Pegula. A Alemanha conta com o retorno do campeão olímpico Alexander Zverev, que sofreu uma lesão grave em Roland Garros e ficou fora do resto da temporada de 2022.
As francesas Caroline Garcia e Alizé Cornet disputam a United Cup, assim como os gregos top 10 Stefanos Tsitsipas e Maria Sakkari. A Suíça chega à Austrália com o veterano campeão de três Slams Stan Wawrinka e a medalhista olímpica de ouro Belinda Bencic.
As esperanças britânicas ficam nas mãos de Cameron Norrie, enquanto a República Tcheca tem Petra Kvitova, e a Bulgária, Grigor Dimitrov. Alex de Miñaur e Alja Tomljanovic são os top 40 da Austrália, e Nadia Podoroska e Francisco Cerundolo, os da Argentina.
Pela Croácia, Borna Coric e Petra Martic são os destaques, ao passo que David Goffin e Elise Mertens buscam o troféu para a Bélgica. Já o Cazaquistão tem um jogador entre os top 40, Alexander Bublik.
O Brasil está no Grupo E, ao lado de Itália e Noruega, em Brisbane, com os seguintes jogadores:
- Beatriz Haddad Maia - número 15 do mundo em simples
- Laura Pigossi - número 114 do mundo em simples
- Carolina Meligeni Alves - número 199 do mundo em simples
- Luisa Stefani - número 55 do mundo em duplas
- Thiago Monteiro - número 65 do mundo em simples
- Felipe Meligeni Alves - número 164 do mundo em simples
- Matheus Pucinelli - número 199 do mundo em simples
- Rafael Matos - número 28 do mundo em duplas
A Itália terá três jogadores no top 30 de simples, Matteo Berrettini, Lorenzo Musetti e Martina Trevisan, enquanto a Noruega conta com o número 2 do mundo, Casper Ruud. O vencedor do grupo do Brasil fará a City Final contra Polônia, Suíça ou Cazaquistão, que compõem o Grupo B, também em Brisbane. Confira os grupos da United Cup
- Grupo A - Grécia, Bélgica e Bulgária - Perth
- Grupo B - Polônia, Suíça e Cazaquistão - Brisbane
- Grupo C - EUA, Alemanha e República Tcheca - Sydney
- Grupo D - Espanha, Austrália e Grã Bretanha - Sydney
- Grupo E - Brasil, Itália e Noruega - Brisbane
- Grupo F - França, Croácia e Argentina – Perth
JOGOS DE ESTREIA NESTA QUARTA PARA QUINTA (horário de Brasília)
Doze partidas, sendo seis do masculino e seis do feminino, abrem o torneio a partir da noite desta quarta-feira (28), manhã de quinta (29) na Austrália. Veja a tabela completa da primeira rodada, com horários de Brasília:
Grupo C, em Sydney - A partir de 22h
[3]EUA x [13]República Tcheca
Taylor Fritz (EUA) vs. Jiri Lehecka (TCH)
Madison Keys (EUA) vs. Marie Bouzkova (TCH)
Grupo E, em Brisbane - A partir de 0h
[11]Brasil x [5]Itália
Beatriz Haddad Maia (BRA) vs. Martina Trevisan (ITA)
Felipe Meligeni (BRA) vs. Lorenzo Musetti (ITA)
Grupo A, em Perth - A partir de 1h
[1]Grécia x Bulgária
Despina Papamichail (GRE) vs. Isabella Shinikova (BUL)
Stefanos Tsitsipas (GRE) vs. Grigor Dimitrov (BUL)
Grupo D, em Sydney - A partir de 5h
[7]Austrália x [14]Grã-Bretanha
Alex de Minaur (AUS) vs. Cameron Norrie (GBR)
Zoe Hives (AUS) vs. Katie Swan (GBR)
Grupo B, em Brisbane - A partir de 6h
[9]Suíça x Cazaquistão
Belinda Bencic (SUI) vs. Yulia Putintseva (CAZ)
Marc-Andrea Huesler (SUI) vs. Timofey Skatov (CAZ)
Grupo F, em Perth - A partir de 7h
[6]França x [15]Argentina
Alizé Cornet (FRA) vs. Maria Carle (ARG)
Arthur Rinderknech (FRA) vs. Francisco Cerundolo (ARG)