Terceiro Grand Slam do ano – e também o de maior prestígio -, o torneio de Wimbledon reúne a nata do tênis mundial de 3 a 16 de julho na grama sagrada do All Englang Club, em Londres. Diferentemente de 2022, neste ano os tenistas russos podem disputar a competição já que haviam ficado fora da última edição devido à guerra Rússia/Ucrânia. No masculino, as atenções estão todas em Novak Djokovic. Dono de 7 títulos, o tenista sérvio busca a oitava conquista para igualar Roger Federer como maior vencedor em Wimbledon.
POR QUE APOSTAR EM NOVAK DJOKOVIC
Tem 7 títulos do torneio e igualará Roger Federer como maior vencedor com 8 caso conquiste a edição deste ano.
Vem de 4 títulos seguidos em Wimbledon.
Desde a derrota na segunda rodada em 2008, ele só não conseguiu chegar uma vez às quartas de final.
Seus principais adversários, como o espanhol Carlos Alcaraz, o grego Stefanos Tsitsipas e o russo Daniil Medvedev nunca passaram da quarta rodada deste torneio.
Além disso, nenhum dos outros jogadores bem classificados no ranking da ATP possui histórico super vitorioso. O australiano Nick Kyrgios perdeu na final do ano passado e ficou de fora de grande parte deste ano devido a uma lesão. O norueguês Casper Ruud venceu apenas uma partida do torneio principal em Wimbledon. O britânico Cameron Norrie chegou às semifinais em 2022, mas precisa ser mais consistente. O italiano Matteo Berrettini é um bom adversário para se apostar.
Enquanto Djokovic estiver disputando o torneio, ele é o favorito para ganhar o título.
AS ODDS PARA SER CAMPEÃO (cotações de momento/sujeitas a alterações)
- Novak Djokovic - 1.50
- Carlos Alcaraz - 4.50
- Daniil Medvedev - 13.00
- Jannik Sinner - 17.00
- Alexander Zverev - 34.00
- Sebastian Korda - 41.00
- Stefano Tsitsipas - 51.00
- Andrey Rublev 51.00
Já no feminino a disputa está bem mais aberta. Número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek não tem bons resultados na grama, tanto que nunca passou da quarta rodada em Wimbledon. Para piorar, neste ano ela não disputou nenhum torneio preparatório na grama. Apesar de ser a maior favorita se considerarmos as odds (2.88), ela precisa melhorar seu desempenho se quiser ser campeã em Wimbledon já que perdeu na terceira rodada em 2022.
Sua principal rival deve ser Elena Rybakina, a campeã de 2022, que vai em busca do bi. Ela tentará se tornar a primeira mulher desde Serena Williams em 2016 a defender o título com sucesso.
Outras candidatas são a tunisiana Ons Jabeur, vice no ano passado; a russa Aryna Sabalenka, semifinalista em 2021; e Karolina Muchova, vice de Roland Garros neste ano. A brasileira Beatriz Haddad Maia, 13ª no ranking mundial, corre por fora já que nunca passou da segunda rodada no torneio e vem de lesão que a tirou dos dois torneios preparatórios para Wimbledon.
AS ODDS PARA SER CAMPEÃ (cotações de momento/sujeitas a alterações)
- Iga Swiatek - 2.88
- Elena Rybakina - 4.50
- Aryna Sabalenka - 5.50
- Ons Jabeur - 13.00
TORNEIO DE WIMBLEDON
- Local: Londres (Reino Unido)
- Data: de 3 a 16 de julho de 2023
- Superfície: Grama
- Prêmio em dinheiro: ainda não anunciado (em 2022 foi de 45,5 milhões de euros, cerca de R$ 238,8 milhões)
- Últimos vencedores do individual: Novak Djokovic e Elena Rybakina
PARA APOSTAR NO TORNEIO DE WIMBLEDON, CLIQUE AQUI